O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior divulgou vídeo sobre as demandas estudantis surgidas nas últimas semanas. Ele aproveita para esclarecer pontos em relação ao orçamento da Universidade. Dentre os quais, a contratação de docentes efetivos e temporários, ao programa de permanência e formação estudantil, as ações de melhoria do Conjunto Residencial da USP e a uniformização do funcionamento dos restaurantes universitários.
“O modelo de gestão financeira da USP tem contribuído para sua sustentabilidade e crescimento, mas impõe planejamento e responsabilidade”, diz. Na sequência acrescenta que o planejamento não é simples pois envolve muitos fatores, exigindo estimativas e previsões. “O que temos procurado fazer é estudar o impacto que este comprometimento financeiro pode gerar nos próximos quatro anos, pelo menos”.”
Carlotti acrescenta que na atual gestão foram tomados alguns procedimentos com conhecimentos e aprovação da Comissão de Orçamento e Patrimônio e do Conselho Universitário. “Fizemos a reposição salarial. Implantamos o plano de saúde para nossos servidores, iniciamos a reposição dos quadros docentes, buscando recompor o número existente em janeiro de 2014, o que corresponde aproximadamente a 6 mil docentes. Iniciamos a reposição do quadro de servidores”, acrescenta.
“No segundo semestre de 2022, o governo federal alterou a cobrança do ICMS. Em 2023 estamos recebendo cerca de 8,5% menos do que o estimado em nossa previsão orçamentária. O momento exige muita atenção e responsabilidade na tomada de decisão por parte da Reitoria, de modo a evitar que nossos gastos supere a receita orçamentaria recebida do tesouro do Estado. As vagas decorrentes de aposentadorias de professores em 2022 serão liberadas, podendo as contratações ocorrerem ainda em 2024”, informa.
Assista ao vídeo. Saiba mais: https://youtu.be/Bf-HeFcK3Nk
#fdusp #direitousp #usp #docencia #reitoria #usp