Especiais

Colégio Brasileiro debate as faculdades de direito públicas e gratuitas

Discutir o ensino jurídico no País é o foco do encontro preparatório do “Colégio brasileiro de faculdades de direito públicas e gratuitas”, que reunirá diretores de professores das faculdades de direito de várias partes do País, no Auditório Rubino de Oliveira da Faculdade de Direito da USP. O encontro acontece nos dias 16 e 17 de outubro, a partir das 09h30.

A mesa de abertura será composta pelos diretores da FDUSP, Celso Campilongo, e da FDRP-USP, Nuno Morgadinho Coelho.

Entre os temas em discussão, o primeiro dia será marcado por "Ensino jurídico: 200 anos - gênese e perspectivas", com palestra de Aurélio Wander Bastos (UniRio). Na sequência, Loussia Felix (UnB) tratará de "Educação jurídica no Brasil e seus intérpretes mais recentes: uma análise do campo a partir da produção dos doutorados em direito"; enquanto José Geraldo de Souza Júnior (UnB) abordará "Das Faculdades de Leis às Faculdades de Direito: por uma Associação das Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas".

Depois do intervalo será a vez de "A expansão do ensino jurídico e a encruzilhada da qualidade e da inovação", com Ricardo Fonseca (UFPR); "Centro de Estudos sobre Desenvolvimento do Ensino Jurídico" será tema das docentes Nina Ranieri e Susana Henriques da Costa, ambas da FDUSP.

Caio Gracco Pinheiro Dias (FDRP) tratará de "Formação docente e metodologia do direito"; José Sergio Fonseca de Carvalho (FEUSP) e Mauricio Zanoide de Moraes (FDUSP) falarão sobre "Violência e ensino"; Claudia Lima Marques (UFRGS), de "Desafios do ensino jurídico nas faculdades públicas e gratuitas”; e Elaine Pimentel (UFAL), sobre “Ensino jurídico e desigualdades regionais”.

Na terça-feira (17), "Políticas afirmativas e os desafios à inclusão e ao pertencimento nos cursos de graduação em Direito" estarão sob responsabilidade das professoras Eunice Prudente e Ana Elisa Bechara (FDUSP); "A universidade pública numa era de liberalismo exacerbado", com José Eduardo Faria (FDUSP).

O encerramento será marcado pela celebração do Protocolo de Intenções para a Criação do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito.

O Auditório Rubino de Oliveira fica no 1º andar do Prédio Histórico. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.

#direitousp #fdrp #unirio #ufrp #ufrgs #ensinojuridico