Especiais

Ivette Senise Ferreira recebe prêmio Professor Emérito - Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita

A professora Ivette Senise Ferreira será homenageada nesta sexta-feira (14/10), a partir das 09h30, com o prêmio “Professor Emérito - Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita em 2022”. A iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) presta homenagem às personalidades que contribuem com o aprimoramento da educação brasileira.

Senise Ferreira, 88 anos, é a única mulher a ocupar o cargo de diretora da Faculdade de Direito da USP (1998/2022). Formada pela FDUSP, onde é docente aposentada de Direito Penal, possui vasto currículo nos ambientes jurídico e acadêmico. Lecionou por quase 40 anos na instituição, e receberá a honraria na véspera do Dia do Professor.

Também foi vice-presidente da Seção São Paulo da OAB, onde presidiu a Escola Superior de Advocacia. Esteve ainda no comando do Instituto dos Advogados de São Paulo e da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil.

A jurista é a quinta mulher indicada ao prêmio em 24 anos. A primeira foi a ex-primeira-dama e professora da USP, Ruth Cardoso, falecida em 2000. Também foram homenageadas na história do prêmio Esther de Figueiredo Ferraz, Angelina Gama e Sonia Guimarães, no ano passado. "O fato de termos mulheres homenageadas em dois anos consecutivos representa a modernização e uma mudança de mentalidade da premiação. É uma honra pertencer a um grupo tão seleto de homenageados", diz.

A cerimônia acontece no Espaço Sociocultural do Teatro CIEE, que fica na rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi.

Haverá transmissão pelo Canal do YouTube