A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direito Internacional
Direito Internacional

Grupo de Estudos da FDUSP participa do BRICS International School

O processo de internacionalização da Faculdade de Direito da USP amplia cada vez mais seu espaço. Nesta semana, entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, o Grupo de Estudos sobre os BRICS (GEBRICS), vinculado à FDUSP e coordenado pelo professor Paulo Borba Casella, Direito Internacional, participou do BRICS International School.

O tradicional evento, que ocorreu de forma on-line, por conta das restrições sanitárias, é organizado pelo Comitê Nacional Russo de Pesquisa em BRICS (estabelecido em 2011) e dedicado ao treinamento e qualificação de jovens interessados e especialistas em estudos dos países membros nas mais diversas áreas do conhecimento, qual sejam política, econômica, humanitária, cultural, ambiental e demais.

Nessa edição, contou com a participação de jovens diplomatas, cientistas, pesquisadores, jornalistas, empresários e estudantes não só dos Estados-membro do BRICS como também de outros países, os quais puderam participar de palestras sobre os mais abrangentes temas. Tiveram também a oportunidade de discutir questões referentes à cooperação internacional.

O Gebrics foi representado por Valdir da Silva Bezerra (Russianista e membro desde 2020), cuja exposição teve como ênfase a criação do grupo de pesquisas pela FDUSP, sua cooperação com o BRICS Youth Energy Agency (BRICS YEA), as premiações internacionais conquistadas (como o BRICS Youth Energy Summit de 2019), além de apresentar os dois livros já lançados pelo grupo com participação de pesquisadores internacionais. Tratou ainda da importância da Jornada dos BRICS, evento elaborado anualmente pelo GEBRICS que reúne especialistas, representantes consulares, embaixadores, pesquisadores e professores de diversas áreas para discussão e ampliação do conhecimento sobre os BRICS, voltado não só para a comunidade acadêmica como também para a sociedade em geral, abordagem essa que encontra-se em linha com o trabalho também realizado pelo Comitê Nacional Russo de Pesquisa em BRICS.

 

Conheça mais sobre o GEBRICS 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000