Estão abertas as inscrições do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital, da Faculdade de Direito da USP, para novos integrantes. Neste primeiro semestre as discussões serão em torno do eixo Direito fundamental ao alimento e crítica Marxista, com o subtema “É possível garantir a segurança alimentar necessária à integridade humana na sociedade capitalista?”.
O grupo, coordenado pelo professor Jorge Luiz Souto Maior, DTB-FDUSP, pretende, por intermédio de reflexão crítica, compreender as relações sociais desenvolvidas no contexto do modelo capitalista de produção.
Sem perder de vista a necessária postura crítica sobre o papel do Direito, os estudos realizados visam a extrair da racionalidade jurídica, criada no contexto da formação do Direito Social, a linha de argumentação fundamental para se chegar à efetivação de postulados que possam constituir, concretamente, formas de elevação da condição de todos os seres humanos.
É composto por quatro subgrupos, na Universidade Federal de Minas Gerais, na Universidade Federal de Lavras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade São Judas Tadeu, além de estar integrado à Rede Nacional de Grupos de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e Seguridade Social.
Na FDUSP as vagas para alunos se dividem em dez para graduação; cinco para pós-graduação; e cinco para especialização; e mais vinte para o público externo.
Para participar é preciso enviar currículo e carta de motivação, conforme edital, até 8 de março, para o e-mail: grupodepesquisatrabalhocapital@gmail.com