Ser Franciscano
Quinta-Feira, 02 de Dezembro de 2021
Ser Franciscano

"A tradição dessa Faculdade é aquilo que faz dela mesma um documento histórico", diz Tercio Ferraz, ao receber o título de Professor Emérito

O Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP se rendeu aos pensamentos e ensinamentos do Mestre Tercio Sampaio Ferraz Junior. Sim Mestre. Que tanto levou saber aos estudantes que cruzaram todos os dias o Largo de São Francisco para ouvir suas aulas. O dia de festa foi mais. Foi de homenagem aqueles que puderam aproveitar de perto a solenidade.

“A tradição dessa Faculdade é aquilo que faz dela mesma um documento histórico, da sua cidade, de seu estado de seu país. Capaz de cobrir o tempo de significância”, disse em seu emocionante discurso. Ao final, o agradecimento a todos que fizeram parte dessa caminhada, em especial à família. “Aqui eu aprendi a conhecer o Direito”, complementou, humildemente quem tanto ensinou, para selar, assim, pedaços de sua trajetória.

E como enunciou o professor Humberto Bergmann Ávila, a quem coube fazer a saudação ao mestre Tercio: “Um pensador. Surpreendente e prestigiado”. E acrescentou: “uma pessoa suave, sensível, refinada, mas, sobretudo, serena”.

Ao diretor, professor Floriano de Azevedo Marques Neto, coube a honra de, como também presidente da Congregação, conduzir a solenidade ao homenageado. “Os deuses e nossos antepassados estão contentes com essa homenagem”, ressaltou no momento da entrega do título.

A compor a mesa principal, o vice-diretor da FDUSP, Celso Campilongo, que, eleito diretor, irá conduzir a mais tradicional academia de Direito do País, a partir de fevereiro de 2022. Entre os presentes, a vice-diretora eleita, professora Ana Elisa Bechara; bem como a professora Elza Boiteux, proponente do título de Professor Emérito. E outros tantos docentes a engrandecer o ato. Como o também Professor Emérito Eros Grau, e o ex-diretor da SanFran Eduardo Vita Marchi, Decano da Egrégia Congregação, que conduziu o professor Tercio.

Confira cerimônia completa

Trajetória de um jurista

Tércio Sampaio Ferraz Junior nasceu em São Paulo, em 2 de julho de 1941. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP (1964) e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, no mesmo ano.

É doutor em Filosofia pela Johannes Gutenberg Universität de Mainz (1968) e em Direito pela FDUSP (1970).

Pós-doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade de São Paulo (1972-4), obteve livre-docência em Direito pela USP em 1974 e titularidade em Filosofia e Teoria Geral do Direito em 1978.

Foi professor da Faculdade de Direito da USP de 1969 a 2011.

Professor visitante da Universidade de Brasília de 1976 a 1980, da Fundação Getúlio Vargas, de março a dezembro de 1977 e da Universidade Estadual de Londrina de março a dezembro de 1979. É Professor Emérito da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto.

Fora da Academia, chefiou o Departamento Jurídico da Fundação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), foi secretário executivo do Ministério da Justiça, procurador-geral da Fazenda Nacional. Também ocupou o cargo de diretor Jurídico da Siemens, Brasil. Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, é também membro da Academia Paulista de Letras (cadeira nº 34) desde 1993.