Especiais

Diretoria da FDUSP recebe secretário-geral da Esmam para debater parcerias de aprimoramento jurídico

Ampliar o horizonte de matérias especializadas ministradas pelos docentes da Faculdade de Direito da USP durante suas aulas pautou encontro entre os diretores da FDUSP, professores Celso Fernandes Campilongo e Ana Elisa LIberatore Bechara; e o secretário-geral da Escola da Magistratura do Amazonas (Esmam), João Paulo Jacob.

A intenção é preparar materiais conjuntos, principalmente visando o aprimoramento dos magistrados que atuam em Manaus. No bate-papo ganharam destaque cinco áreas específicas: Direito Minerário, Direito Registral, Direito Penal e Direito Ambiental, e o Direito relacionado aos Povos Indígenas.

Dessa primeira reunião, Campilongo ressaltou a possibilidade de abrir diálogo entre os professores da FDUSP que tenham interesse nos temas relacionados, para preparar eventos conjuntos. “Vamos conversar com os docentes, para verificar o interesse deles. Podemos organizar seminários e congressos que ajudem a engrandecer o aprendizado de ambas as instituições, principalmente dos alunos”, acredita.

Bechara também acentuou a relevância dessa troca de experiências. “Dessa forma, conseguimos contribuir com os juízes que atuam nos tribunais amazonenses ao mesmo tempo que adquirimos os conhecimentos trazidos por eles”, diz.

Por sua vez, Jacob lembrou que Tribunal de Justiça tem um bom acervo jurídico. Também que a Esmam tem buscado promover eventos e cursos de capacitação jurídica. Por exemplo, o recente congresso sobre Direito do Consumidor.

Criada em 1997, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas iniciou suas atividades em 1999. Tem como desafio criar uma cultura jurídica mais ampla, qualificando também servidores e demais operadores do Direito que atuam conjuntamente no exercício da jurisdição. Atualmente, tem como diretor o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes.

#fdusp #direitousp #esmam #magistratura #aprimoramento #tjam #justica #escoladamagistratura