A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direito Civil
Direito Civil

Comissão de juristas entrega anteprojeto de propostas para alteração do Código Civil

Grupo de trabalho contou com colaboração dos professores Giselda Hironaka, José Simão e Paula Forgioni, da Faculdade de Direito da USP

 

O anteprojeto que propõe alterações significativas no Código Civil foi apresentado no Senado Federal (17/04), pelo presidente do Congresso Rodrigo Pacheco. Elaborada por uma comissão de juristas coordenada pelo ministro do STJ Luis Felipe Salomão, a proposta tem colaboração dos professores da Faculdade de Direito da USP Giselda Hironaka, José Simão e Paula Forgioni.

A entrega ocorreu no Plenário durante uma sessão de debates temáticos convocada para discutir as sugestões de mudanças e atualizações no conjunto de regras que impactam a vida do cidadão brasileiro. Tem efeitos sobre a regulação de empresas e contratos, regras de sucessão e herança e reservou um capítulo especial para tratar dos meios digitais.

Na apresentação dos trabalhos, Felipe Salomão e ministro do STF, Alexandre de Moraes, também professor na FDUSP, assinalam a importância das alterações e reforçaram a importância do trabalho realizado no quesito do Direito Digital, com regras sobre o uso da inteligência artificial e sobre a proteção na Internet para crianças e adolescentes, bem como a regulamentação das redes sociais.

Na subcomissão de Direito da Empresa, Paula Forgioni ressaltou que o escopo da intervenção foi simplificar, atualizar e desburocratizar o Direito Empresarial. “Como bem ressaltou o ministro Salomão, temos um capítulo específico para os contratos empresariais”, disse.

Por sua vez, Simão, relator parcial da subcomissão de direitos das obrigações e títulos de crédito, ressaltou: “Não há um novo Código Civil. Há um anteprojeto que se ajusta com antigos civilistas às pequenas questões”, disse, ao citar que o texto se ajustou aos juristas Agostinho Alvim e Miguel Reale. “Ousamos um pouco, não muito, em alguns artigos, como a questão da posição contratual”, acrescentou. A professora Giselda Hironaka não estava presente.

Os senadores irão analisar a proposta que será protocolada como projeto de lei por Pacheco. A partir de agora, pontos podem ser incluídos, alterados ou até mesmo excluídos.

Salomão destacou a importância de tratar do Direito Digital. “Estamos propondo a inclusão de um livro próprio para o Direito Digital que vai conversar com todos os livros, estabelecer as regras gerais para a definição de ambiente Digital, do direitos das pessoas. De um meio seguro e transparente de uso do meio digital, com proteção integral de crianças e adolescentes no ambiente digital”, ratificou.

 

Assista. Reverbere: https://www.youtube.com/live/J5MfBnTpgxA?si=nja9BkzRxC2Doaoy

 

#fdusp #direitousp #codigocivil #civilistas #senadofederal

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000