Desvendar o universo das categorias laborais marginalizadas ou deficitariamente regulamentadas pela atual legislação trabalhista brasileira é a constante busca de “O Trabalho além do Direito do Trabalho: dimensões da clandestinidade jurídico-laboral", livro que chega à sua segunda edição, em lançamento pela Editora Mizuno.
A publicação, desenvolvida no âmbito de Grupo de Pesquisa da Faculdade de Direito, coordenado pelo professor Guilherme Feliciano (DTB-FDUSP), traz à discussão explorações aos trabalhadores intermitentes, migrantes indocumentados em oficinas clandestinas de costura, infantis, youtubers e cyber-atletas, e demais.
Em 13 capítulos, a obra é organizada por Feliciano e por Olívia Pasqualeto e Claudirene Andrade Ribeiro, respectivamente, pós-doutoranda e doutoranda pela SanFran.
Dos temas em questão, estão “O Trabalho Infantil no Brasil: Breve Resenha”; “Youtubers Mirins: Estado da Arte. O Caso Brasileiro”; “Dilemas Jurídicos”; “O Processo de Criação, Produção e Compartilhamento de Conteúdo Conjugado com a Manutenção dos Canais”; “Contraprestação: Formas de Monetização do Conteúdo, Publicidade Comercial e Criação de Empresas e Marcas”; dentre outros.
Adiante, traz, por exemplo, dados do trabalho intermitente no Brasil; bem como “Principais perspectivas da prostituição”, com subtemas como “Os aspectos da exploração sexual e do trabalho sexual” e “Os sistemas da prostituição”.
A propósito, o Núcleo de Estudos “O trabalho além do direito do trabalho: dimensões da clandestinidade jurídico-laboral” está com inscrições abertas para novos integrantes. Edital acessível pelo link https://bit.ly/3snyIby .
Mais informações sobre o livro no site da editora. Adquira, confira, dissemine