Estado de Direito

Carta às Brasileiras e aos Brasileiros ultrapassa marca de 640 mil adesões

atualizada em 01/08

As adesões à Carta às Brasileiras e aos Brasileiros, em menos de uma semana no ar, ultrapassaram a marca de 640 mil signatários.

Elaborado por um grupo de pessoas, especialmente Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP, o documento, a ser lido no Pátio das Arcadas em 11 de agosto próximo, convoca a nação para ficar alerta na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições.

Pelo volume de signatários, o movimento ganha cada vez mais contornos.

Na quarta-feira (27/07) foram instaladas, na Fachada e no Pátio do Prédio Histórico, faixas com a frase “Estado Democrático de Direito Sempre – Arcadas 11.08.22”.

Confiança do povo

A carta, em linha com momento atual de ataques ao sistema democrático, destaca que “Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito, aqui também não terão”.

Para o diretor da Faculdade de Direito da USP, professor Celso Fernandes Campilongo, a democracia está em ameaça e é preciso que os atores do processo eleitoral tenham de depositar confiança na democracia.

“A Democracia não é uma preferência pessoal. É um valor constitucional. Toda nossa ordem jurídica é calcada na democracia. Não existe espaço para qualquer posição política ou ideológica antidemocrática no nosso sistema Constitucional”, diz.

Confira a Carta. Assine, faça parte dessa história