A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Ser Franciscano
Ser Franciscano

Equipe da Faculdade de Direito da USP fatura o tricampeonato no Tax Moot Brazil

Faturar a competição Tax Moot Brazil já é motivo de orgulho para a maioria das instituições de ensino jurídico do País, mas vencer pela terceira vez seguida é um feito ainda maior. A Equipe USP, supervisionada pelo professor Roberto Quiroga Mosquera, Direito Tributário da Faculdade de Direito da USP, sagrou-se tricampeã do Tax Moot Competition. Com a nota máxima (100), os integrantes do time disputaram com 25 equipes de todo o país.

As duplas na final foram os representantes do Contribuinte, Letícia de Miranda Camapum e Matteus de Oliveira Borelli; e os representantes da Fazenda, Anne Costa Bittencourt Andrade e Larissa Kelanny de Paula Estevam. O suplente: Leonardo Pratali Camillo. O técnico, que conduziu o time durante o processo dessa quinta edição, foi Arthur Leite da Cruz Pitman, sendo o vice, Paulo Roberto Zavascki Smania. A assistência geral coube a João Marcelo da Silva Elias.

Destaque para Letícia e Matteus. Na defesa dos interesses da recorrente na competição, acerca da inconstitucionalidade do Estado na estipulação de alíquotas de ICMS sobre energia elétrica (uma geral de 25% e uma específica de 12%), tiveram reconhecimento dos julgadores, especialmente pela condução da sustentação oral, bem como pela forma que souberam argumentar nas repostas às perguntas realizadas. Logo de início, na disputa final, alegaram: “Entendemos que as alíquotas violam os artigos 155 e 145, ambos da Constituição”.

Nas etapas da competição, a equipe 507, que representou a FDUSP, foi marcada por elogios. Entre os quais, por exemplo, excelente pesquisa e estruturação do raciocínio e boa fundamentação na defesa do caso. Um processo valioso para o engrandecimento profissional, ressaltaram.

De igual forma, Anne e Larissa apontaram os requisitos contidos na conta de energia para, assim, estabelecerem um ponto de equilíbrio nas discussões.

Por fim, além do engrandecimento para os futuros profissionais a atuarem na área tributária, todas as etapas foram marcadas por bastante emoção, especialmente o duelo na semifinal, travado entre a FDUSP e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Tax Moot Competition Brazil é uma competição acadêmica itinerante, a qual tem por objetivo propiciar um ambiente de aprendizado e imersão no Direito Tributário. Trata-se de uma simulação de sustentação oral no Supremo Tribunal Federal, nos moldes da prática internacional de Moot Court. As equipes apresentam, escrita e oralmente, defesas para os requerimentos das partes de um caso de Repercussão Geral.

 

Confira a disputa completa pelo canal do YouTube.

 

Assista, discuta, compartilhe

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000