A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Estado de Direito
Estado de Direito

Os direitos da criança e do adolescente no ensino, na pesquisa e na extensão

A Faculdade de Direito da USP reúne time de especialistas em direito juvenil para o webinar “Os direitos da criança e do adolescente na pesquisa, no ensino e na prática”, que acontece entre os dias 07 e 09 de dezembro, das 18h00 às 21h30, com transmissão pelo Canal do YouTube da Faculdade de Direito da USP (www.eb4.co/usp)

Ao longo de três dias convidados e organizadores irão se debruçar sobre temas que envidam dar destaque aos direitos das crianças e dos adolescentes em três eixos principais; quais sejam, ensino, pesquisa e extensão.

Também estarão em análise as possibilidades práticas de atuação, tendo em vista os mais de trinta anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado em julho de 1990. Assuntos discutidos com o olhar interseccional imprescindível que a temática demanda.

À frente das discussões, a professora Eunice Prudente, Direito do Estado e Direitos Humanos da FDUSP, coordenadora da Clínica de Direitos da Criança e do Adolescente, atividade de cultura e extensão, que é organizadora do encontro.

Ao seu lado, compõem a mesa de abertura, o diretor da FDUSP, professor Floriano de Azevedo Marques Neto; e Denise Auad, da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Entre os temas a serem abordados estão “Pesquisa e produção de conhecimento sobre direitos de crianças e adolescentes”; “Três décadas do ECA e os desafios para sua efetivação”, “Pesquisa sobre os direitos de crianças e adolescentes e enfoque nas interseccionalidade”. Nessa primeira mesa, ainda estarão em evidência “Direitos das crianças e gênero”, “Direitos das crianças e racismo” e “Crianças e adolescentes com deficiência – Um olhar para a inclusão desde a infância”. O primeiro dia reserva ainda “A especialidade dos direitos de crianças e adolescentes” e “Os direitos de crianças e adolescentes na pandemia”.

O segundo dia será aberto com “A luta pelo ensino jurídico sobre os direitos de crianças e adolescentes”; seguido por “Direitos da criança e do adolescente e multidisciplinariedade”. Neste aspecto estarão “Direito internacional/crianças e adolescentes”, com professor Gustavo Monaco (DIN-FDUSP); “Direitos Digital – Um olhar a partir da proteção integral”; “Justiça Climática e Direito Ambiental: Um olhar para crianças e adolescentes”. A última mesa do dia será sobre “A extensão e os grupos de estudos como um pilar do ensino de direitos de crianças e adolescentes”. Neste, o professor Marcos Perez, DES-FDUSP, está entre os palestrantes.

O terceiro dia terá início com “Advocacia nos direitos de crianças e adolescentes”. Seguido por “Carreiras Públicas na área da infância e da adolescência” e “Atuação do Terceiro Setor na defesa e na promoção dos direitos de crianças e adolescentes”.

 

Transmissão pelo canal do YouTube da Faculdade de Direito da USP.

 

Confira, discuta, compartilhe

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000