A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direito Tributário
Direito Tributário

Princípio da igualdade e um sistema tributário mais justo e juridicamente seguro pautam conferência de Edison Fachin no Congresso Brasileiro de Direito Tributário

Ministro do STF ministrou conferência de encerramento do evento. Durante três dias foram vários os temas debatidos

 

Edição: Kaco Bovi

 

Ao longo de três dias, debates sobre a Reforma Tributária ganharam corpo no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP. Em evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT), presidido pelo professor Luís Eduardo Schoueri, e o Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário, juristas e especialista apontaram e discutiram os caminhos das mudanças necessárias ao regime tributário brasileiro.

O encerramento, na noite de sexta-feira (23/05), foi marcado pela visão do Judiciário por meio do ministro Edison Fachin, do Supremo Tribunal Federal. Compuseram a mesa com Fachin, o diretor da FDUSP, professor Celso Campilongo, Schoueri e o jurista Ricardo Mariz de Oliveira.

O magistrado que, que estava acompanhado da esposa, a desembargadora Rosana Fachin, agradeceu o convite, estendendo à comunidade acadêmica. “Estar aqui me traz muitas lembranças, especialmente do professor Antonio Junqueira de Azevedo (falecido), a quem dedicamos sempre nossa melhor estima. É um momento em que o oxigênio da alma ganha muita intensidade”, disse.

Fachin (que é professor) ressaltou que, independentemente dos afazeres cotidianos, a universidade propicia um ambiente de debates, de trocas de ideias. “Tudo isso cria pontes de conhecimento de trocas de ideias”.”

Campilongo realçou as atividades que marcaram a semana com temas diversos, como o promovido pelo STJ, que contou com vários ministros da Corte, a conferência de José Sarney e o Congresso de Direito Tributário. “Esta foi uma semana muito alegre e prazerosa para quem vive o dia a dia da Faculdade e, nada melhor do que fecharmos a semana, tendo aqui o ministro Fachin com sua fala”, disse. “Quero dizer da satisfação para a Faculdade este congresso com tema central, para que tenhamos um país que se desenvolva, com justiça social. Só tem a agradecer muitíssimo esse congresso.

 

Schoueri reforçou o significado da presença do ministro Fachin. “É uma satisfação tê-lo aqui, para acrescentar ao quanto aprendemos aqui durante esses três dias”, afirmou, parabenizando especialmente Mariz de Oliveira pela realização do evento.

 

Entre os temas que abordou, Fachin realçou que o STF deve cumprir o dever de ser guardião da Constituição da República. “Se quer cumprir (sua função) deve ser o fiel curador do sistema tributário, que deve ser mais justo, eficaz, equânime e juridicamente seguro”, disse. “Ainda não estamos lá”, acrescentou.

“Certo é que com uma expressão do poder judiciário perante a sociedade, incumbe ao Supremo assegurar a integridade do sistema constitucional, garantindo que prazos equivalentes devam receber soluções políticas uniformes, não apenas visando dar segurança jurídica, mas também visando à uma das dimensões do postulado do princípio da igualdade”.”

O magistrado acrescentou que a ideia, segundo a qual os precedentes devem caber à segurança jurídica na tributação, é imprescindível a autocontenção, especialmente do STF, para julgar temas e questões essencialmente constitucionais em matéria tributária. “Impõem-se o devido respeito à competência do STF em matéria tributária infraconstitucional. Examinei os limites e as possibilidades da modulação dos efeitos temporais da decisão, quando ocorrida a mudança da orientação jurisprudencial. Devem ser observados precedentes, tanto pelo STJ quanto pelo STF”.”

 

A palestra do ministro Fachin pode ser conferida pelo Instagran da Faculdade. https://encurtador.com.br/Siwu8

 

#fdusp #ibdt #direitousp #direitotributario #stf #supremo #reformatributaria

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000