Alunos da Faculdade de Direito da USP orientados pelo professor Heitor Sica (Direito Processual Civil) pelo Grupo de Simulações Jurídicas (SimJur) participaram de julgamento simulado realizado no Salão do Júri do Palácio da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo. No evento cerca de 40 estudantes puderam formular os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
O caso analisado foi acerca de ação de reconhecimento de paternidade socioafetiva dos autores em relação a criança de sete anos, depois de a mãe biológica ter impedido o contato dos requerentes com a filha.
A questão foi submetida a júri popular. O voto se deu pela procedência do pedido dos pais adotivos. A sessão foi conduzida pelos alunos da FDUSP, incluindo polo ativo, passivo, testemunhas, corpo de jurados e os próprios magistrados que presidiram o julgamento.
Para Mendonça Sica, a iniciativa foi significativa para o crescimento acadêmico e futuro profissional dos estudantes. “É uma enorme satisfação participar deste júri simulado, porque ele foi pensado e estruturado pelos próprios alunos. Portanto, tem um sabor especial. Essa é uma atividade muito importante, que desenvolve habilidades e competências”, disse.