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As novas tecnologias de ensino em sala de aula, um enorme desafio para a monitoria?

As melhores formas de utilização das novas tecnologias de ensino em sala de aula foram apresentadas no painel de encerramento da Semana de Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento e Pesquisa da USP da Pós-Graduação.

Os professores José Maria Arruda de Andrade, Juliano Maranhão e Vitor Rhein Schirato; e a discente Bruna Vieira Esteves dos Santos apontaram caminhos e formas para usar as melhores ferramentas, especialmente na monitoria.

Para Andrade, os avanços oferecidos se tornaram um enorme desafio. “Todos ainda estamos aprendendo”, afirmou, ao ressaltar a importância da criação de um centro de ensino jurídico, de forma até a se propiciar que se transforme em uma linha de pesquisa da Faculdade, mestrando, doutorandos poderão se dedicar ao ensino de sua área de sua subárea.

Vitor Schirato destacou que, ao olhar o corpo docente da Faculdade, vai notar que quase todos os professores foram monitores no âmbito da Pós-Graduação e viraram docentes. Para ele, a monitoria é cada vez mais desafiante, por conta da maior proximidade dos estudantes com seus orientadores. “Os alunos hoje são mais próximos dos professores o que dificulta vida do monitor”, disse.

Outra questão é o fato de o modelo tradicional estar perdendo espaço, por conta das tecnologias, o que exige pensar coisas novas. “Nesse aspeto há ferramentas bem interessantes”, afirmou. Citou como exemplo o Moodle. “Pelo Moodle a gente pode começar a introduzir a monitoria, antes da hora, e eventualmente liberar os temas, bem como abrir fóruns para os alunos discutirem. Assim, os estudantes já vão se familiarizando com os temas que serão discutidos”.

Também destacou como outro ponto do uso da tecnologia, que foi reforçado pela pandemia, o fato de poder trazer convidados de outras academias para participar das atividades, via Meet, engrandecendo o aumento no conteúdo de outras partes do mundo.

Bruna apresentou sua experiência e demonstrou o uso das ferramentas tecnológicas em linha com o ensino. “O uso de meios tecnológicos é uma forma de se aproximar dos alunos”, acredita.

Entre as ferramentas de interatividade mostrou dicas do Kahoot, Quizizz, Mentimeter, Google Forms e Moodle. “O Quizizz é uma ferramenta interessante, uma espécie de jogo. Já o Google Forms ajuda o aluno até na produção da tese de láurea”, diz.

Por sua vez, Maranhão falou dos benefícios da tecnologia e alertou para os cuidados que devem ser tomados em seu uso, principalmente quando se trata do ChatGTP. Para ele, praticamente todas as relações humanas serão intermediadas pela tecnologia. Mas como deve ser utilizada no ensino e, em particular, no jurídico? “A preocupação está em proteger uma forma de interação humana”. Em um cenário mais crítico, sobre a Inteligência Artificial, acentuou as mudanças e transformações nas relações de ensino e de emprego.

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