A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
BIBLIOTECA
A FACULDADE
HISTÓRIA
FDUSP. 200 ANOS DE HISTÓRIA, PROJETANDO O FUTURO
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
EM ATIVIDADE
SENIORES
EMÉRITOS
APOSENTADOS
GALERIA DE PROFESSORAS
FDUSP. 200 anos de história, projetando o futuro
FDUSP. 200 anos de história, projetando o futuro

Em entrevista ao "Manda pro Jurídico", professora Ana Elisa Bechara fala dos desafios do Bicentenário

 

Os 200 anos da criação dos Cursos Jurídicos no Brasil e da Fundação da Faculdade de Direito da USP foram temas do programa de nº 200 do PodCast “Manda pro Jurídico”. Foram entrevistados a diretora da FDUSP, professora Ana Elisa Bechara; e o presidente da Associação dos Antigos Alunos, o advogado Rui Caminha.
No bate papo, contaram um pouco da história da Faculdade e abordaram os desafios do presente com um olhar para o futuro. Dentre os quais, as novas tecnologias e a inteligência artificial.
Ana Elisa destacou a importância de preparar a instituição para atender as novas demandas da formação jurídica. Falou de iniciativas envolvendo permanência estudantil e pertencimento à Academia.
“Quando a gente fala da Fundação das Faculdades de Direito, São Paulo e Olinda, tem um marco histórico importante não só pelo fato de Dom Pedro ter assinado o decreto, mas o que isso representou para o nosso País”, afirmou Ana Elisa.
A docente ressaltou que Isso aconteceu em 1827, logo após a independência política, para o Brasil ter sua independência intelectual. “O país precisava ter lideranças políticas formadas dentro do Estado brasileiro então nascente. Esse foi o fundamento maior para a criação dos cursos de Direito: promover a nossa independência intelectual”.”
“A São Francisco, de onde saíram tantos líderes, foi fundada para isso, para formar líderes, para quem estivesse à frente do governo, em todas as instâncias, em todos os cargos de poder e todas as esferas de poder, podendo promover, então, a construção de um Estado nascente”, adicionou.
Ana Elisa destacou que a Faculdade de Direito tem de seguir formando lideranças, com excelência e com o caráter humanista. “Essa é uma característica tradicional da faculdade: a formação humanista”.”
Quanto à inovação necessária para manter a excelência de ensino, lembrou que a sociedade está mais complexa, mais polarizada e globalizada. “Temos uma economia digital, novas tecnologias, conflitos mundiais, mais complexidades. E tudo isso implica desafios para os mercados de trabalho, para a formação de perfil do alunado. Isso já é um desafio muito grande e a FD está se projetando para isso.”.


Assista. Compartilhe: https://youtu.be/ZfKUULEjtm8?si=rFWdc08M1MDi1yrJ

 

#fdusp #direitousp #bicentenário #cursosjuridico

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000