O professor Gustavo Monaco, Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP e diretor-executivo da Fuvest, foi eleito coordenador da Câmara de Normas e Recursos do Conselho de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo. O órgão, além de outras atribuições que lhe possam ser destinadas pelo CoPGr, tem como missão deliberar sobre os Regimentos das CPGs e os Regulamentos dos Programas e suas eventuais alterações; acompanhar periodicamente o cumprimento dos regulamentos e normas que regem a pós-graduação, recomendando às CPGs e CCPs os ajustes necessários; entre outras funções.
“A Câmara é um órgão de extrema importância, pois tem competências relevantes na análise de pedidos de estudantes dos diversos programas de pós-graduação da USP”, assinala Monaco. Além disso, explica, prepara os processos de sua competência para análise pelo Conselho de pós-graduação.
“Encaro essa eleição como um reconhecimento institucional dos esforços que tivemos nos últimos anos, com o auxílio da professora Juliana Krueger Pela e da secretaria da CPG, para regularizar os processos antigos da FDUSP”, adiciona.
Também estão entre as competências da Câmara as deliberações sobre as solicitações de trancamento de matrícula, por motivo de doença do aluno e familiares, quando encaminhadas pelas CPGs; sobre as comissões julgadoras de Dissertações e de Teses; e acerca de propostas de convênios relacionados à Pós-Graduação;
Tem ainda de encaminhar de forma fundamentada casos excepcionais que lhes foram submetidos, para deliberação do CoPGr, com vistas ao atendimento da qualidade da pós-graduação; e deliberar sobre recursos referentes à matéria de sua competência.
#fdusp #direitousp #usp #posgraduacao