A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Diretoria
Diretoria

Representantes da FDUSP e diretor científico do Instituto Max Planck discutem metas futuras

Edição: Kaco Bovi

 

As iniciativas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo visando parcerias internacionais têm sido ampliadas. Nesta quarta-feira (21/12), os diretores da FDUSP, Celso Fernandes Campilongo e Ana Elisa Liberatore Bechara, receberam o docente alemão Josef Drexl, diretor científico do Instituto Max Planck de Propriedade Intelectual, Concorrência e Direito Tributário, atual Instituto Max Planck de Inovação e Concorrência.

O objetivo do encontro – que foi acompanhado pelos professores do Departamento de Direito Comercial da FDUSP Juliana Krueger Pela; Calixto Salomão Filho e Roberto Pfeiffer –, é o de promover mais ações conjuntas. Entre as quais, foi discutida a possibilidade criação de um curso presencial, no âmbito da Pós-Graduação, nas áreas de inovação, propriedade intelectual e antitruste, envolvendo proteção de dados.

“Drexl, que dirige um master em Munique, pretende fazer uma apresentação, de maneira virtual, para ampliar os horizontes”, informou Campilongo, acrescentando que seria o primeiro passo para o curso presencial. A iniciativa ratifica a intenção da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco de trazer professores de outros países, para ministrar aulas no Brasil, ao mesmo passo que os docentes da SanFran ministrem aulas em Universidades do Exterior.

Referência mundial na matéria, Joseph Drexl – além de dirigir o centro de propriedade intelectual –, é professor honorário da Ludwig Maximilians University em Munique. Tem como linhas de atuação Lei da concorrência internacional (especialmente lei antitruste); Lei alemã, europeia e internacional de propriedade intelectual (especialmente direitos autorais); direito comercial europeu e internacional; Direito privado europeu, direito do consumidor, direito da mídia e da informação.

Durante a conversa, o diretor da FDUSP lembrou de um primeiro momento de estreitamento de conversas entre as universidades, quando o pró-reitor de Pesquisa da USP, Paulo Alberto Nussenzveig, esteve no Max Planck, conversando Drexl. “Ele (Nussenzveig) ficou entusiasmo com a possibilidade de ampliar o horizonte entre as duas instituições”, acrescentou Campilongo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000