Diretoria

Professora Ana Elisa Bechara é designada vice-presidente da Comissão de Ética da Universidade de São Paulo

A professora Ana Elisa Bechara, Direito Penal e vice-diretora da Faculdade de Direito da USP, foi designada vice-presidente da Comissão de Ética da Universidade de São Paulo. A indicação foi feita pelo reitor da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti Jr., por meio da Resolução nº 8.573/2024.

Para Ana Elisa é uma alegria poder contribuir com as discussões sobre a ética na Universidade. “A USP deve ser uma referência também nesse tema e há muitos desafios na atualidade”, diz.

A docente acrescenta que o Direito não pode faltar nesse debate. “Creio que o diálogo transdisciplinar é fundamental. Uma honra poder ladear o Dalton (Luiz de Paula Ramos) e trabalhar com colegas experientes e dedicados à Universidade”, assinala.

A Comissão de Ética tem como atribuições responder a consultas, denúncias e representações formuladas contra membros da Universidade, por infringência às normas postuladas no Código e aplicar, ou propor à autoridade competente, penas pelo descumprimento das normas.

Também tem por missão criar um acervo de decisões do qual se extraiam o aprimoramento dos princípios norteadores das atividades da Universidade.

A USP tem o seu Código de Ética desde 2001 que propõe princípios éticos comuns de conduta indicados para todos da comunidade universitária. Versa ainda sobre princípios norteadores de conduta para as Fundações e Convênios, nas atividades de pesquisa, nas publicações, no uso do nome da Universidade e quanto ao uso de registros de dados e informática.

São membros da Comissão os professores Emanuel Carrilho; Fabiana Cristina Severi; Marcos Piason Natali. É representante dos servidores técnicos e administrativos Reinaldo Santos de Souza; e representação discente Laura Passarella Carajoinas.

#usp #direitousp #fdusp #etica #universidadedesaopaulo