Especiais
Quarta-Feira, 27 de Setembro de 2023
Especiais

Nota da Direção da Faculdade de Direito à comunidade

Apesar dos esforços desta Diretoria e das lideranças do alunado e dos avanços nas negociações, que se estenderam até às 23hs, não foi possível chegar a um acordo. Foram apresentadas diversas reivindicações pelos estudantes, todas aceitas pela Diretoria, sob três condições fundamentais:

1. O respeito ao direito de livre acesso às instalações da Faculdade por toda a comunidade (funcionários, alunos, professores, cidadãos em geral);
  2. O uso de meios pacíficos de manifestação, com a abstenção da adoção de métodos violentos, ameaças e constrangimentos contra funcionários, alunos e professores;
  3. A preservação da integridade do patrimônio público, com o compromisso de que não sejam causados quaisquer danos.

Parte da primeira condição estabelecida – livre acesso de professores à Faculdade - não foi aceita pelos alunos interlocutores. Inconcebível que docentes sejam impedidos pelos estudantes de ingressar em seu local de trabalho. Nossa tradição de “Território Livre” implica a liberdade de cátedra, o pluralismo de ideias e o respeito às divergências. A imposição unilateral e excludente de um componente importantíssimo de qualquer instituição de ensino é incompatível com as tradições libertárias e de respeito às diferenças próprias do espírito acadêmico.

A Direção continua aberta ao diálogo na busca das melhores soluções para a Universidade, mas não transige em relação à garantia dos direitos constitucionais inerentes à vida universitária e civil. As marcas da violência são incompatíveis com a pedagogia democrática, que, certamente, constitui valor caro aos alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

A Direção tem plena confiança de que o direito de acesso de funcionários e alunos à Faculdade continuará a ser observado, assim como aconteceu no dia de hoje. Espera-se, também, que amanhã a mesma liberdade de ir e vir dos professores seja igualmente respeitada.

Arcadas, 26 de setembro de 2023.

Celso Fernandes Campilongo