A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Especiais
Especiais

Equipe em negociação da SanFran é bicampeã geral de mediandos na Camarb

Estudantes da Faculdade de Direito da USP comprovaram mais uma vez a excelência do ensino recebido na principal academia de ensino jurídico do país. O Programa em Negociação da FDUSP (PEN) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar geral de mediandos na VII Competição Nacional de Mediação Empresarial da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil (Camarb).

A equipe coordenada pelo professor Ruy Pereira Camilo Jr., Direito Comercial da SanFran, conquistou ainda o prêmio de Melhor Plano de Mediação pela parte requerente, e a dupla de oradores, José Pedro de Castro Araújo e Henrique Sena Rebouças Paschoal, faturaram, respectivamente, 2º Melhor Advogado e 3º Melhor Negociador da competição.

 

Equipe

A equipe de oradoras(es) foi formada por Giovanna Cândido Bonato, Henrique Sena Rebouças Paschoal, José Pedro de Castro Araújo e Vinicius José Silva Rios. Tiveram orientação de Anna Laura Silva, Isadora Gimenez Nicolinie, Leonardo Gomes Kós Kassawara, Leticia Morais Nadal, Lucas Pereira Calmon, Luiza Barreto Juppa e Nikolas Vaz Miranda.

Para Luiza Juppa, a vitória coroou meses de trabalho intenso em equipe, que envolveu desde a capacitação de cada um dos membros do PEN em técnicas de negociação, até pesquisas aprofundadas sobre modelos de negócio do setor agrícola, objeto do caso abordado na competição; bem como discussões extensas de estratégia negocial e jurídica.

A equipe técnica acentua que a conquista não seria possível sem a dedicação e a competência dos oradores, que representaram a Faculdade e garantiram o bicampeonato.

“É muito gratificante, depois de um ano inteiro se preparando para a competição, conquistar esse título representando a São Francisco e a USP como um todo. Foi um esforço conjunto e uma experiência muito desafiadora”, assinalou Henrique Paschoal.

Juppa adiciona a importância de a equipe ganhar a mais importante competição nacional de mediação pelo segundo ano seguido, especialmente considerando a competência dos demais times participantes e o altíssimo nível dos painéis. “Mostra que estamos no caminho certo para, cada vez mais, posicionar a USP no desenvolvimento da negociação e da mediação empresarial como métodos alternativos de resolução de conflitos eficientes”, assinala.

 

Todo Brasil 

A Camarb faz parte do calendário dos eventos de arbitragem e mediação do país. Todos os anos, ela tem contado com a participação de estudantes de todo o Brasil como competidores, além de profissionais com notória atuação em arbitragem e mediação, como árbitros e avaliadores.

Foi criada com o propósito de contribuir para a difusão da arbitragem e da mediação, bem como para preparar jovens estudantes que atuarão no mercado de solução adequada de conflitos. A iniciativa trouxe para o Brasil a experiência dos moots internacionais realizados em todo o mundo, em especial na Europa e nos Estados Unidos.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000