Edição: Kaco Bovi
Não há dúvida do glamour do Prédio Histórico da Faculdade de Direito da USP, em especial por suas salas e o Salão Nobre, mas a ampliação dos espaços para outros locais onde possam ser ministradas as aulas. Neste final de ano, por conta da restauração da Sala Dino Bueno, por meio do programa Adote uma Sala, as(os) estudantes estão podendo usufruir do Salão Nobre do Palácio do Comércio (edifício recém-integrado à FDUSP). Assim, alunas(os) e docentes estão elogiando a possibilidade de serem os primeiros e usar o local.
Entre os professores que estão ministrando aulas no local, neste primeiro momento, estão Elival Ramos, José Marcelo Proença, José Bedaque, Clarisse Lara Leite, Maurício Zanoide, Adriano Biava, João Alberto Del Nero, Sergio Salomão Shecaira, Marcos Perez, José Carlos Puoli, André Franco Montouro, José Levi do Amaral e Patrick Cacicedo.
Para o professor Elival Ramos, a infraestrutura do local é excelente. “O auditório está em excelentes condições, com sistema de som, ar-condicionado, cadeiras confortáveis. É esplêndido para aula, muito bom, disse. o docente acrescentou que o prédio também é muito agradável e muito bonito. Outro elogio se dá pelo cuidado com a preservação que a FECAP teve. “A faculdade e a USP estão de parabéns por terem decidido, em boa hora, incorporar esse imóvel, porque é um imóvel histórico, com as mesmas características da São Francisco. Dá a impressão que a gente está entrando num setor aí da faculdade, porque é muito parecido”, acrescentou.
Ramos assinalou que por serem prédios da mesma época, há esse aproveitamento de um imóvel histórico, um imóvel tombado, que vai ser preservado para a faculdade, que está em excelentes condições, permitirá uma utilização muito, muito importante para a faculdade, para todos os níveis de Graduação, Pós-Graduação. “Enfim, eu achei, assim, fiquei muito contente mesmo, acho que das incorporações imobiliárias que a faculdade fez no seu entorno, essa é a mais importante e a que vai apresentar melhores resultados”, adicionou.
Por sua vez, Patrick Cacicedo enfatizou se tratar de uma grande conquista para a Faculdade. “O prédio é excelente e tem boa estrutura para expansão das atividades, que crescem com o tempo. Novos espaços para importantes atividades que estão por vir”, afirmou.
A estudante Ana Tereza, segundo ano da Graduação relatou que o prédio é bem diferente. “Ele tem aquela ‘vibe’ de antigo como prédio histórico, que ainda preserva suas tradições. É um lugar bem aconchegante, tem boas cadeiras, a sala é boa, tem um áudio muito legal e que dá até mais prazer de ver aula”, disse.
Na mesma direção Emily, disse achar a iniciativa superimportante. Estou bem animada para ver se a gente vai poder usar outras salas (são mais de 20 salas). É bom que é bem pertinho da faculdade”. Na mesma direção, Henrique Globis ressaltou estar sendo um prazer ser a primeira turma a ter aula no prédio da FECAP. “Está sendo bem interessante ter aula nesse auditório, equipamentos diferentes, a estrutura da sala é excelente”, disse.
Alexandre Stevanato Ribeiro: “Estudar no prédio da FECAP mostra novamente a força da faculdade na tentativa de mudar o Centro de São Paulo”.
A aluna Karina relatou a importância dessa aquisição, “justamente porque a nossa faculdade está precisando de reformas, como a que está passando nossa sala”. A aluna Paola acredita que as aulas aqui no local têm sido uma imersão muito importante para a carreira acadêmica dos estudantes. “Essa mudança tem contribuído bastante no nosso aprendizado, porque a gente está tendo um novo ambiente, ajuda na hora da gente conseguir se incorporar e entender o funcionamento, principalmente do Direito Penal, que é o caso da aula que está acontecendo agora nesse momento”, disse, enquanto assistia à aula de Cacicedo.
Já o aluno Gabriel relatou como ponto importante as comodidades tecnológicas. “A questão do áudio é melhor, das acomodações e, até mesmo, das cadeiras. É um ambiente bem legal também e acolhedor e próximo da faculdade, que é extremamente importante para o nosso desenvolvimento como estudantes”, disse.
#direito #fdusp #difeitousp #palaciodocomercio