A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Pós-Graduação
Pós-Graduação

Homenagens marcam Fórum dos Coordenadores de PPGDs na FDUSP

O Fórum dos Coordenadores de PPGDs, realizado pela Coordenação de Área e o Conpedi, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP (23/03), reuniu especialistas na área para discutir as realizações e próximas etapas do programa, responsável pela formação de pessoal de excelência no nível de mestrado e doutorado brasileiro. A iniciativa foi marcada ainda pela homenagem às mulheres que exerceram o cargo de coordenadoras da área, como as professoras Monica Heman e Giselda Hironaka, e ao último coordenador, professor Otavio Luiz Rodrigues Jr. (DCV-FDUSP).

A mesa foi formada pelo diretor e pelos presidentes da Comissão de Pós-Graduação da FDUSP, Celso Fernandes Campilongo, Gustavo Monaco e Juliana Krueger Pela, Flaviane Magalhaes de Moraes, coordenadora na área de Direito; Orides Mezzaroba, presidente do Conselho Nacional em Pesquisa e Pós-Graduação em Direito; Maria Vital da Rocha, coordenadora-adjunta para programas acadêmicos de Direito junto à Capes. As atividades foram divididas em dois momentos. No segundo, foram debatidos a avaliação quadrienal e o planejamento para o ano de 2023.

Ao abrir as falas, Campilongo assinalou a honra para Faculdade de abrigar e evento de tamanha grandeza. Esta uma oportunidade muito particular para fazer agradecimento à Capes, aos coordenadores de pós-graduação, e agradecimentos, aqui, paroquiais, que a Faculdade deve prestar aos coordenadores do nosso programa de Pós”, disse.

O dirigente contou que, no ano de 1998, foi convidado para integrar um comitê do CNPq, de Direito, Economia e Administração. Sendo composto por três professores de Economia, dois de Administração e apenas um Direito. E questionou o porquê. Descobriu que a composição era proporcional a demanda de cada área. “Naquela época tínhamos apenas quatro doutorados e apenas oito mestrados em Direito em todo o País, com somente quatro universidades”, afirmou. “Este é um momento de celebramos para todos esses que ao longo destes anos foram contribuindo para engrandecimento e evolução para a Pós em Direito”, acrescentou.

 

Gestão marcada por conquistas

Após uma gestão revolucionária como coordenador da Área de Direito da Capes, o professor Otavio Luiz Rodrigues Jr. (DCV-FDUSP), recebeu larga homenagem dos presentes. Foram mais de quatro anos de trabalho intenso que lhe tomou dias e noites voltadas para dar maior amplitude aos programas de Pós-Graduação. Período marcado pela conquista da nota sete da Faculdade de Direito da USP, a maior já atingida por uma universidade em Direito.

Na reunião, o docente agradeceu o trabalho conjunto com Cláudia Queda de Toledo, então presidente da Capes, e ressaltou todo o apoio recebido durante o período. “Todos podem andar juntos e em paralelo”, disse. e lembrou que na semana histórica da conquista da avaliação da FDUSP foi coincidente com o evento de defesa da democracia ocorrida na Casa.

Sobre o posicionamento alcançando pela FDUSP, ressaltou: “Conseguimos resultados históricos, com as notas sete da área, as primeiras desde a criação do processo avaliativo e que, com certeza, refletiu o momento de transição da avaliação”. “Nós escrevemos a história nesses últimos quatro anos”, adicionou.

Destacou outra grande questão que será perpetuada. “Uma avaliação que está no seu interregno agora, mas que será objeto de uma incidência de diretrizes avaliativas que já são conhecidas e que já têm sido aplicadas e que vai, na segunda metade desse ciclo, mantido esse processo, permitir que eventuais ajustes sejam feitas de maneira equilibrada e transparente”, disse. “Só posso dizer a vocês que neste ambiente, que marca nossa gestão iniciada em 2018, trago palavras sinceras e transparentes, o início de um registro histórico que será feito”. Ao dizer ser conhecedor acerca do preço pago para que acontecesse esse feito, citou que defendeu a Colina. “A Colina foi defendida e defendemo-la vivos e temos a honra e orgulho de dizer: volto a planície da qual sou hoje chamado a falar com muito orgulho e prestar publicamente uma palavra de lealdade, confiança e orgulho de termos sobre nossa coordenação de área a liderança da professora Flaviane de Magalhaes Barros”, acrescentou.

 

Conpedi

Por sua vez, Mezzaroba realçou a importância dos trabalhos do Conpedi. “O meu sonho é que os programas sete, agora, sejam a referência nos grupos de trabalho do Conpedi. É a forma de nacionalizarmos as produções científicas”, disse.

Flaviane ressaltou a união e a importância do legado deixado pelos coordenadores de área e o trabalho realizado pelas mulheres. Para além, disse: “Temos de olhar para o futuro dos pós-graduandos, na formação de pessoal de excelência”, acrescentou.

Presidente da Comissão de Pós-Graduação na gestão anterior, o professor Fernando Facury Scaff (DEF-FDUSP), fez menções à importância dos ex-coordenadores de área. E acrescentou o trabalho realizado ao lado da professora Ana Elisa Bechara, para que o programa da SanFran alcançasse a nota sete na Capes.

Emocionada, Giselda Hironaka cumprimentou todos, com agradecimento e ressaltando a força das mulheres nos programas de pós-graduação de todo o País. “Estou muito honrada de receber essa placa no dia de hoje. Tive a alegria de conviver com todas essas pessoas maravilhosas”, acrescentou.

Também receberam placa de homenagem, as professoras Aldacy Rachid Coutinho, da Universidade do Paraná; Cláudia Lima Marques, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Elza Maria Miranda Afonso, da Universidade Federal de Minas Gerais; Germana Moreira de Moraes, da Universidade Federal do Ceará; Lucia Prea Mucci Feliz, Universidade de Brasília; Elza Boiteux representou a professora Monica Herman; Zila Maria Callado Fadul, Universidade Federal do Pará; Rosangela Cavalleri, Gisele Guimaraes Cittadino, PUC-RJ; e póstuma a Cecília Caballero Lois.

 

Confira transmissão completa

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000