Formar lideranças em Direito Público tem sido o principal foco da Escola de Formação Pública, da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP), ao longo dos últimos anos. Desde 1998, a instituição vem trabalhando nessa linha, despertando o conhecimento e disseminando cultura jurídica de reflexão interativa, voltada à pesquisa em Direito na área pública, especialmente nos temas da jurisdição constitucional e separação de poderes. Ou seja, por lá tem passado professores e alunos da Faculdade de Direito da USP em busca de aperfeiçoamento.
Para dar continuidade a esse trabalho, a SBDP recebe inscrições, até 18h00 do dia 23 de novembro, no processo seletivo para 2022. A seleção ocorrerá em três fases. Serão elas resposta de um formulário; entrega de um ensaio e entrevistas.
Conforme destacado no edital, a Escola representa uma alternativa de dedicação integral aos estudos para graduandos, evitando a profissionalização precoce que muitas vezes acompanha o estágio não acadêmico. Durante o ano, os alunos são estimulados a desenvolver habilidades que serão valiosas no futuro.
Os inscritos que passarem para a segunda fase deverão apresentar um ensaio com o tema “Quem decide os rumos da vacinação? O papel do STF nos planos de imunização contra a covid-19”. O objetivo é que os candidatos apresentem suas próprias reflexões sobre as questões propostas, com base em tema relevante da pauta do STF. Não há um modelo único a ser seguido. O importante é a opinião crítica. O edital com mais informações está em:
https://bit.ly/3Hl0Gdp