A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Inauguração
Inauguração

Franciscanos recebem a renovada Sala João Arruda

No retorno às aulas deste segundo semestre (15/08), os alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo receberam mais uma sala restaurada, para atender de forma adequada as necessidades da Velha e Sempre Nova Academia de Direito do Largo de São Francisco. Foi entregue a Sala João Arruda, no piso térreo do Prédio Histórico.

Com características preservadas, que ajudam a manter a história, o espaço foi totalmente readequado aos novos tempos, com ampla tecnologia, sem deixar de preservar o Patrimônio Histórico de São Paulo, que é a SanFran.

A renovação, conforme destaca o diretor da FDUSP, Celso Fernandes Campilongo, é realizada sem perder a identidade da tradicional Faculdade. Dentre outras modernizações, estão restauros de piso, lambris, pintura, atualização da iluminação, troca de forro, ar-condicionado e elétrica, áudio e vídeo, com instalação de projetores.

Restaurada por meio do Programa Adote uma Sala, o espaço soma-se a tantos outros já entregues e que já vêm sendo utilizados, como as salas “Dos Estudantes”, “Ada Pellegrini Grinover”, “Conselheiro Ribas”, “Alcântara Machado”, “João Mendes Júnior”, “José Rubino de Oliveira”, “Sala do Júri”, “Conselheiro Crispiniano”... Todas com mesas e cadeiras restauradas.

Um dos destaques no cuidado empregado pelos arquitetos e engenheiros envolvidos no projeto, está a estratigrafia. Nesse processo são retiradas todas as camadas até chegar no substrato. Da camada mais recente até chegar na cor original, os detalhes são preservados. Também está a prospecção exploratória, cuja função é identificar se tem pinturas decorativas. O mesmo processo é feito nas esquadrias. Dessa forma, é possível identificar quais as alterações históricas a sala passou.

Outras Salas serão entregues, uma vez que já estão sendo finalizadas ou em processo de aprovação pelos órgãos públicos. Para além de preservar o Prédio Histórico, elas permitem proporcionar mais conforto aos usuários.

Como o Prédio da Faculdade de Direito da USP é tombado, requer um pouco mais de cuidado com a realização dessas obras, pois envolve processo de restauração. Depende, portanto, de liberação de órgãos públicos, como o Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. Isso

 

O projeto Adote uma Sala foi totalmente ampliado na gestão do diretor Floriano de Azevedo Marques Neto (2018/FEV-2022). Além de trazer mais conforto e melhoras estruturais ao Prédio Histórico, patrimônio de todos, contribui com uma cidade mais bonita.

O ex-diretor lembra que, recentemente, a Faculdade do Largo de São Francisco foi contemplada com prêmio de “Boas práticas de preservação do Patrimônio Cultural”, concebido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP). O "Plano Diretor de Preservação da Faculdade de Direito no Largo São Francisco da Universidade de São Paulo" foi agraciado na Categoria 1, Projeto A1.

“São premiações que gratificam ainda mais o trabalho desenvolvido por meio do ‘Adote uma Sala’”, assinala.

 

Interessados em ingressar no programa podem enviar e-mail para fd@usp.br , tendo no assunto o “Adote uma Sala”.

 

(Kaco Bovi)

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000