A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Ser Franciscano
Ser Franciscano

Festa e sentido de pertencimento na inauguração da Sala Pires da Mota

Edição: Kaco Bovi

 

 

A Turma Constituinte da Faculdade de Direito da USP, de 1986, teve mais uma de suas conquistas históricas realizadas na instituição que estudaram. No sábado (13/05) aos olhos de vários presentes, foi inaugurada a Sala Pires da Mota, reformada por meio do projeto Adote uma Sala, iniciativa que tem ajudado a preservar a memória do Prédio Histórico e, ao mesmo tempo, garantir aos estudantes uma estrutura renovada, com ampla tecnologia.

O projeto é abraçado por antigos alunos que adotam o espaço e buscam recursos, bem como discutem com os demais envolvidos as formas de dar andamento ao processo de restauração. Mais informações de como participar do projeto podem ser obtidas pelo e-mail fd@usp.br .

Muitos professores da FDUSP, que foram estudantes na SanFran, também participam da iniciativa. Na Turma Constituinte, por exemplo, estão Flavio Luiz Yarshell, Marco Fábio Morsello, Carlos Alberto Salles, Marcelo Manhães de Almeida e Cláudio Luiz Godoy.

A cerimônia de (re)inauguração da Sala Pires da Mota contou com as presenças da maioria dos doadores (confira lista abaixo). Também estiveram os diretores Celso Campilongo, Ana Elisa Bechara; do ex-diretor Floriano de Azevedo Marques Neto, que impulsionou o projeto em sua gestão (2018 a FEV-2022), o atual presidente da Associação dos Antigos Alunos, Paulo Pereira; o engenheiro responsável pela obra Ricardo Vasconcelos. Entre as autoridades, o presidente do Condephaat, Carlos Augusto Mattei Faggin.

Coube a Maurício Jorge de Freitas, integrante da Comissão responsável pela Sala, falar pelos demais. Primeiro, fez agradecimentos a todos os envolvidos e assinalou que tudo foi feito no sentido de seguir as normas exigidas para manter o patrimônio do Prédio Histórico como ele é. Ademais, acentuou o significado de ter estudado na mais importante e tradicional Faculdade de Direito do País.

“Quando passei no vestibular, meu pai disse: ‘não fez nada mais do que sua obrigação’. Depois, fiquei sabendo que ele se orgulhava de falar que o filho dele estudava na São Francisco, um espaço onde se formaram presidentes, poetas, escritores, diplomatas, ministros, advogados e tantos outros personagens que fizeram a história do Brasil”, afirmou, para demonstrar o significado de ter ingressado na SanFran. “Somente quem estudou aqui sabe o que é ser Franciscano”, acrescentou.

Adiante, ressaltou que angariar recursos para o “Adote uma Sala” foi um trabalho prazeroso. “Esse orgulho se une a um sentimento de gratidão pelo tanto que que recebemos na vida, pelas várias oportunidades profissionais e pessoais proporcionadas por aqui ter estudado.”. Foram homenageados, ainda, os antigos alunos já falecidos Antonio Luiz Guimarães, Carlos Toledo Abreu Filho e Ricardo de Camargo Lima.

Por sua fala, Campilongo ressaltou o sentido de a inauguração se dar no mesmo dia de uma data história para o Brasil, 13 de maio. “É uma alegria enorme assistir a uma reinauguração na sala que nos faz lembrar o que é ser aluno”, enfatizou. E acrescentou que tem sido assim com os espaços reformados. “A gestão de Floriano reformou várias salas.”.

O diretor acrescentou que o projeto (iniciado ainda na gestão Rogério Cruz e Tucci) enfrentava algumas dificuldades de adaptação para as reformas. A partir de então, com Azevedo Marques, teve início ao Plano Diretor, com orientação do Condephaat e do Conpresp, que serviram de caminho para as novas iniciativas.

A advogada Heloisa Ramos Campos Mello, que compõe a Comissão responsável pelo projeto, agradeceu o trabalho “feito com amor e carinho”. “É tão pouco perto do que recebemos”, afirmou. Ela lembrou ainda que já há duas salas prontas para serem reformadas, chamando aos presentes para disseminar a importância da iniciativa. “É uma iniciativa e um trabalho excelente poder contribuir com a reforma dessa faculdade”, adicionou.

Paola Camargo Lima lembrou que entrou com muitos sonhos e a faculdade ajudou a direcionar seu idealismo. “Encontrei um norte profissional e pessoal. Além dessa grande amizade. Aqui é a casa da nossa família”, acrescentou.

Campilongo aproveitou a ocasião para homenagear o professor Flávio Yarshell, em nome de toda a turma. “Fez coisas pela faculdade que revelam o espírito a generosidade da turma de vocês”, disse, ao acrescentar a gestão exitosa de Yarshell na Fundação Arcadas.

Por fim, Faggin relatou um pouco do trabalho feito pelos diretores e antigos alunos da FDUSP, para conseguir fazer as restaurações, mantendo a historicidade do edifício. E destacou o compromisso do órgão que preside: “O Condephaat existe para atender a sociedade Paulista. Na medida que a sociedade está satisfeita o Condephaat fez seu trabalho”.

 

Interessados em adotar uma sala podem entrar em contato pelo e-mail: fd@usp.br

 

 

Confira os alunos da Turma Constituinte (1986), em ordem alfabética:

Aldimar de Assis, Ana Lúcia Menezes, Ana Lúcia Romanhole Martucci, Ana Paula Rielli Ramalho, Ana Paula Rielli Ramalho, Andrea Isa Ripoli, Anna Thereza Monteiro de Barros, Antonio Felix de Araujo Cintra, Antonio Luís G Alvares Otero (in memoriam), Antonio Miguel Aith Neto, Arual Martins, Beatriz Arruda de Oliveira Mariante, Carlos Alberto de Salles, Carlos Ricardo Epaminondas de Campos, Carlos Toledo Abreu Filho (in memoriam), Carlos Vieira von Adamek, Christophe Cadier, Cinthia Sayuri Marubayashi M. Castro, Cláudia Lacerda Trevisan, Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi, Claudio Cesar Grizi Oliva, Claudio Luiz Bueno de Godoy, Clóvis de Barros Filho, Cristina Conturbia Lambert Costa, Débora de Carvalho Baptista, Débora Monteiro Lopes, Deise Martins da Silva, Denise Eliana Carnevalli de Oliveira Lopes, Denise Moreno Vazquez, Edison Genoves, Eduardo Carvalho Caiuby, Eduardo Ranuissi, Eliane D'Andréa Bolmaro, Elizabete Matsushita, Fernando Capez, Fernando Nabih Sallum, Flavia Cherto Carvalhaes, Flávio Luiz Yarshell, Flora Maria Nesi Tossi Silva, Gisele Waitman Glezer, Glaucia Savin, Gloria Vidal Torrado, Gustavo Leopoldo C. Maryssael de Campos, Heloisa Ramos de Campos Mello, Hinaide dos Santos Mikalkenas, Jacira Xavier de Sá, Jacqueline Zabeu Pedroso, Janaina de Lourdes Rodrigues Martini, João Marcos Silveira, Jorge Eduardo Prada Levy, José Carlos Junqueira Sampaio Meirelles, José Ernesto Marino Neto, Joyce Roysen, Lídia Maria Andrade Conceição, Lilian Rodrigues Gonçalves, Lucia Cerqueira Alves Barbosa, Luís Fernando Lupato, Luiz Gonzaga de Siqueira Filho, Marcelo Avancini Neto, Marcelo de Aquino, Marcelo de Arruda Barros Rangel, Marcelo Manhães de Almeida, Marcelo Minhoto Ferraz de Sampaio, Marcelo Nabih Sallum, Márcia Regina Guimarães Tannus Dias, Márcio Pelliciotti Violante, Marcio Pugliesi, Marco Antonio Simões Gouveia, Marco Fábio Morsello, Margareth Anne Leister, Maria Cecilia Patrícia Braga Braile Verdi, Maria Cristina de Luca Barongeno, Maria Inês dos Santos, Maria Luiza Fernando, Marília Pereira Gonçalves, Mário Roberto Villanova Nogueira, Maurício Jorge de Freitas, Maurício Kaoru Amagasa, Mauro Antonini, Mihoko Sirley Kimura, Milton Lamenha de Siqueira, Nino Oliveira Toldo, Paola Aureli de Camargo Lima, Patrícia Correa de Faro Sadeh-Koniecpol, Patrícia Mendiondo, Paulo Gonçalves da Costa Junior, Paulo Sérgio Domingues, Paulo Sérgio Jakutis, Peter Frauendorf, Renato Pignataro Bastos, Ricardo Caldas de Camargo Lima (in memoriam), Roberto Wagner Battochio Casolato, Rodrigo de Mesquita Pereira, Sérgio de Mendonça Jeannetti, Sérgio Seiji Itikawa, Silvana Montechi Valladares de Oliveira, Thelma Stefanell Wagner, Vicente de Abreu Amadei e Wanderley Fernandes.

 

Confira transmissão pelo canal do Instagram da FDUSP: https://bit.ly/3oacDNY

 

#fdusp #direitousp #pertencimento #inauguracao #adoteumasala

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000