Direito Público

Grupo Direito e Políticas Públicas recebe inscrição para pesquisadores

Estão abertas as inscrições de seleção de pesquisadores para o projeto “A Regulação dos Sistemas Alimentares no Brasil”, realizado Grupo Direito e Políticas Públicas da Faculdade de Direito da USP em parceria com a Fundação de Apoio à USP (FUSP) e com o apoio do Instituto Ibirapitanga e o O’neill Institute Global Center for Legal Innovation on Food Environments da Faculdade de Direito da Universidade de Georgetown.

O projeto tem como objetivo investigar o papel do Direito na regulação dos sistemas alimentares no Brasil. Dessa forma, busca identificar e analisar os arranjos jurídicos-institucionais que viabilizam a regulação das diversas etapas do ciclo alimentar, incluindo a produção, a armazenagem, o transporte, a distribuição, o abastecimento, o consumo e o descarte de alimentos.

Mais amplamente, pretende mapear a mudança no padrão de atuação estatal a partir de 2016, em meio às transformações da economia política que influenciaram a formulação e implementação de políticas públicas voltadas à promoção da segurança alimentar e acesso à alimentação saudável no Brasil.

As vagas são para uma pesquisadora/o (nível doutorado) e uma comunicadora/o (bolsa de jornalismo científico).

Entre as atividades principais para doutorado estão desenvolver, em conjunto com a equipe de pesquisa, o planejamento de atividades, organização de seminários e demais ações desenvolvidas no âmbito do projeto; bem como a revisão de literatura, coleta e análise de dados, elaboração de textos científicos, realização de pesquisa empírica qualitativa e quantitativa.

Para o jornalismo estão desenvolver pesquisa voltada à produção de documentos de divulgação das atividades científicas do Grupo em veículos de comunicação de qualquer natureza (jornais, revistas, rádio, televisão, mídia eletrônica, etc.); bem como promover a reflexão crítica voltada à aproximação do debate jurídico acadêmico da sociedade em geral, garantindo a produção de ferramentas de comunicação para internet, grande mídia, imprensa especializada, instituições de pesquisa e ensino e, em particular, do site e redes sociais utilizadas pelo Grupo. Informações sobre os critérios e condições das bolsas estão em https://www.fusp.org.br/bolsas .

Confira mais detalhes sobre a chamada. Inscreva-se, participe

#fdusp #direitousp #doutorado #posdoutorado