Estado de Direito

Corrente pela democracia demonstra que sociedade não aceitará desrespeitos

Perto de atingir a marca de 800 mil adesões a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros – Estado Democrático de Direito Sempre”, a ser lida no Pátio das Arcadas da Faculdade de Direito da USP, em 11 de agosto, reafirma o compromisso do Brasil com a democracia.

Um texto de apoio e de defesa ao processo democrático e contra os ataques feitos ao sistema eleitoral e aos Tribunais Superiores.

De forma neutra, sem citar nomes ou conotação político-partidária, o texto busca demonstrar que a sociedade não aceitará tentativas de desrespeito ao resultado das urnas.

A mensagem também será dada no “Manifesto em Defesa da Democracia e Justiça”, a ser lido na Faculdade do Largo de São Francisco, a partir das 10h do mesmo dia, no Salão Nobre.

Para este primeiro momento, organizado por várias instituições, já foram reunidas mais de 100 adesões de entidades da sociedade civil e entidades empresariais de diversos setores, como Fiesp, Febraban, Fecomércio-SP, Centrais Sindicais, Abiove, OAB São Paulo, Universidade de São Paulo, Unicamp, Cebri, WWF, Greenpeace, IEDI, ABDIB, PróGenéricos, Fundação Fernando Henrique Cardoso e ABIHPEC, entre outras que representam dezena de milhões de brasileiras e brasileiros.

Já são mais de 780 mil adesões nessa corrente pela democracia.

Registros

Por ser apartidária, proporcionando que toda a sociedade possa manifestar seu posicionamento em defesa da democracia e do estado de direito, a manifestação do dia 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP tem ampliado espaços, especialmente nos registros feitos pelos jornais, revistas, portais, entre tantas mídias informativas. Serão dois momentos, a partir das 10h, no Salão Nobre, e às 11h30, no Pátio das Arcadas.

No domingo (07/08), por exemplo, periódicos registraram alguns desses apoios. A “Folha de S.Paulo” trata o tema por meio de seu Ombudsman, bem como em matéria sobre as versões da “Carta aos Brasileiros” de 1977, linha condutora para a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros – Estado Democrático de Direito Sempre”, que será lida no Pátio das Arcadas, às 11h30, da próxima quinta-feira.

Em “O Estado de S.Paulo”, a socióloga Neca Setubal diz em entrevista “A sociedade civil e entidades acordaram”.

Para “O Globo”, artigo assinado pelos advogados Lenio Streck e Marco Aurélio de Carvalho analisa alguns motivos pelos quais a Carta não “fala de coisas que poderiam comprometer a democracia”. A publicação traz ainda entrevista com o ex-presidente da Fiesp Horácio Lafer Piva, com as aspas “Carta mostra que Democracia e Liberdade são inegociáveis”.

A “Isto é Dinheiro”, “Veja”, entre outras revistas, trazem várias matérias sobre o tema. Outros portais, como “Poder 360”, “Metrópoles”, “Migalhas, “Conjur”, também registram o momento que este movimento representa.

Confira a Carta. Assine. Faça parte dessa história