Direito Internacional

FDUSP fatura etapa Brasil da Jessup Moot e será representante do País, ao lado da FDUFU, nas rodadas de Washington

Foram dias intensos de rodadas, palestras, debates, eventos sociais, marcados por emoção na etapa brasileiras da Jessup Moot Court Competition (Jessup Brazil). No período, ocorreram dezesseis rodadas preliminares extremamente competitivas, duas semifinais e a final marcada por muita emoção. A Faculdade de Direito da USP sagrou-se campeão, com FD da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em segundo lugar. Ambas vão representar o Brasil nas Rodadas Internacionais em Washington D.C., em abril.

Os alunos que formaram a equipe campeã são André Barreto Távora, Enzo Pedrosa Pontirolli, Júlia Ferreira Pinto, Maria Luisa Yonezawa Fernandes e Stella dos Santos Fernandes. Fizeram parte da organização: Bernardo Fico (coordenador institucional), Carolina Martins (coordenadora de times), Leticia Haertel (coordenadora de juízes), Luis Felipe Yonezawa (coordenador de juízes), Thais Leonel (coordenadora de comunidade), Thais Neves (administradora nacional), e Victoria Vormittag (coordenadora da competição)

Os temas da competição em 2024 foram “Direito à expressão política como pilar das sociedades democráticas”, “Direito à nacionalidade” e “Atuação do Conselho de Segurança da ONU na resolução pacífica de litígios”.

Compuseram a mesa de abertura os professores da SanFran Floriano de Azevedo Marques Neto (Direito do Estado) e Paulo Borba Casella (Direito Internacional). Entre os juristas palestrantes, destaque para Sylvia Steiner, ex-juíza do Tribunal Penal Internacional.

Maior do mundo

A Jessup é a primeira e maior competição de julgamento simulado do mundo, em que alunos de Direito Internacional e Relações Internacionais, de quase 100 países, reúnem-se para debater temas atuais do Direito Internacional Público em simulação perante a Corte Internacional de Justiça. Na etapa Brasil, foram selecionados os melhores time do País.

O melhor orador da competição foi José Victor Afonso Rocha (Universidade Federal de Uberlândia).

No evento, estudantes, treinadores, juízes e staff assistiram palestras sobre os tópicos mais relevantes da atualidade, com professores, diplomatas, servidores públicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais nas áreas de direito internacional e relações internacionais.

Ocorreram eventos paralelos para proporcionar uma maior integração entre a Jessup e a Academia, com ampliação de oportunidades de networking a todos.

Como ponto de destaque, pela primeira vez, a banca avaliadora da rodada final contou com cinco juízes e foi formada majoritariamente por mulheres, como do nosso esforço para aumentar a diversidade na competição.

#fdusp #direitousp #jessup #moot #jessup #jessupbrasil