Os professores da Faculdade de Direito da USP Otavio Luiz Rodrigues Jr., Direito Civil, e Carlos Bastide Horbach, Direito do Estado, foram agraciados com a Medalha da Inconfidência, reforçando o compromisso de ambos com valores democráticos brasileiros. Durante a cerimônia (21/04), que ocorreu em Ouro Preto (Região Central de Minas Gerais), foram realçados os ideais de democracia, liberdade e civilidade
“É uma honra receber a Medalha da Inconfidência, comemorando em Ouro Preto os valores da liberdade e da democracia que inspiraram os inconfidentes e orientaram a criação da nação brasileira”, disse Horbach.
“A Medalha da Inconfidência é um símbolo da construção da nacionalidade ao honrar a memória de Tiradentes e a história do grande povo de Minas Gerais em sua luta pela liberdade. Receber essa comenda, que ultrapassa as fronteiras de Minas, é motivo de orgulho e de um senso ainda maior de dever”, acrescentou Rodrigues Jr..
A medalha foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é tradicionalmente entregue no dia 21 de abril a pessoas que se distinguiram pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade. A honraria possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
Nessa data, em 1792, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi executado no Rio de Janeiro. Ele é considerado o mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto.
Dentre os agraciados, esteve o ex-presidente da República e Antigo Aluno da FDUSP Michel Temer, que foi o orador principal. A cerimônia foi presidida pelo governo de Minas Gerais, Romeu Zema.