A reunião da Congregação (órgão máximo colegiado) da Faculdade de Direito da USP (03/09) foi marcada por dois momentos especiais, entre os amplos debates e iniciativas apontadas durante o encontro dos representantes. Primeiro, pelo anúncio de uma nova parceria internacional, com a Universidade de Maputo; e pela despedida (por aposentadoria compulsória) de um dos mais antigos de seus funcionários, Eduardo Maciel.
Por parte do convênio, nesta semana foram iniciadas as aulas de Pós-Graduação que serão ministradas na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (Moçambique).
De acordo com o diretor da FDUSP, Celso Campilongo, a iniciativa trará muitos pontos para o programa de Pós-Graduação da Instituição, com destaque de internacionalização. Campilongo tratou a iniciativa como um “golaço”.
Conforme os organizadores, nestes moldes, é o primeiro programa de Doutorado Interinstitucional em Direito (Dinter) realizado no Brasil com uma universidade estrangeira.
A vice-diretora da FDUSP, Ana Elisa Bechara, ressaltou que o objetivo da parceria é formar 25 doutores em Direito, atualmente mestres e docentes da Universidade em Maputo. “A iniciativa permite aprender com a troca de experiências entre pesquisadores e sociedades que guardam muitas semelhanças.”
O professor Gustavo Monaco, presidente da Comissão de Pós-Graduação da FDUSP, aproveitou para abordar o tema e apresentar algumas questões sobre a Pós na SanFran.
Por fim, os presentes acentuaram a importância desses projetos também com parceiros do sul global, em especial do continente africano.
São os professores dessa iniciativa com a Universidade em Maputo, os docentes Ana Elisa Bechara, Levi do Amaral, Gustavo Monaco, Cristiano Zanetti, Jose Augusto Fontoura e Fernando Facury Scaff.
Aplausos
Quanto ao homenageado, Eduardo Maciel foi aplaudido de pé por todos os presentes que agradeceram pelos mais de 42 anos de dedicação. Um ponto de emoção e comoção de todos.
Decanato
Outro ponto em destaque na Congregação, levado pela professora Sheila Neder Cerezetti, foi o fato de o programa Parceria Internacional Triangular de Ensino Superior (Pites) completar dez anos do convênio entre as Universidades de São Paulo, Jean Moulin Lyon 3, Lumière Lyon 2 e Jean Monnet de Saint Étienne.
#fdusp #direitousp #internacionalizacao #direitointernacional #Maputo #mocambique #pites #lyonIII #africa #franca