A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direito Internacional
Direito Internacional

Inscrições de cooperação internacional para universidades estrangeiras seguem até 28/02

Mantendo a direção de ampliar a oferta de oportunidades às alunas e aos alunos de Graduação, para que possam estudar fora do País, a Faculdade de Direito da USP, por meio de sua Comissão de Cooperação Internacional e Nacional (CCInN-FD), presidida pelo professor Ronaldo Porto Macedo Júnior (DFD-FDUSP), firma convênios com diversas universidades estrangeiras.

As inscrições vão até dia 28 de fevereiro. Entre os requisitos básicos, os interessados precisam ter cursado ao menos quatro semestres na FDUSP, com excelente rendimento acadêmico e ter, no mínimo, o nível intermediário do idioma ao curso que pretendem fazer.

Entre alguns dos documentos exigidos (os demais podem ser conferidos nos editais) estão curriculum vitae (em português, contendo todos os dados de contato); e Plano de Estudos (em português), no qual deverá informar as razões pelas quais se interessa em estudar no exterior, bem como as disciplinas que pretende cursar e o porquê da escolha. Da mesma forma é preciso informar a universidade escolhida para realizar um intercâmbio acadêmico e o valor deste para sua formação.

Há possibilidade de se candidatar para mais de uma instituição. Neste caso, é necessário apresentar um Plano de Estudos para cada uma.

Também é preciso incluir o certificado de língua que comprove no mínimo o nível intermediário. Quem ainda não tiver passaporte, aconselha-se providenciá-lo com urgência, uma vez que no ato de nomeação junto às universidades estrangeiras, esse documento é solicitado, para fins de elaboração da Carta de Aceitação oficial.

 

Cada convênio tem um Edital específico. Para as Universidades Alemãs são oferecidas vagas para Universidades de Hamburgo (duas) e Passau (dez) - CONFIRA; Italianas: Commerciale Luigi Bocconi (duas) e Bolonha (duas) - CONFIRA ; Japonesa: Meiji, Tóquio (cinco) - CONFIRA ; de Língua Espanhola: Pompeu Fabra, Barcelona (quatro); Carlos III de Madrid (seis); Girona (quatro); Francisco de Vitória, Madri (duas); de Chile (três); Ramon Llull: Esade Law School, Barcelona (duas); Nacional de Mar Del Plata, Argentina (duas); Los Andes, Colômbia (duas). CONFIRA .

Há também parcerias com universidades de Língua Francesa: Université Jean Moulin Lyon III (duas); Université Catholique de Louvain, Bélgica (seis); Université de Poitiers (duas); Université de Bretagne Occidentale (duas); Universidade de Nantes (seis). CONFIRA  ; Língua Inglesa: Queen Mary University Of London (duas); Universidade de Leiden (duas); Yonsei University Law School, Seul, Coréia (duas); Universitat Ramon Llull: Esade Law School, Barcelona (duas). CONFIRA; Língua Portuguesa: Universidade do Porto (quatro); Universidade Católica Portuguesa (duas); Universidade de Lisboa (três). CONFIRA ; e Língua Suíça: Universidade de Zurique (cinco); Universidade de Lucerne (duas); Universidade de Lausanne (duas). CONFIRA  .

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000