Pleito ocorreu em evento que acontece na Bahia, Ainah Angelini, da Universidade do Estado da Bahia, será a vice-presidente
Os debates sobre o futuro das faculdades públicas brasileiras marcam o II Encontro Nacional dos Cursos e das Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas, que acontece até este sábado (12), em Salvador (BA). O evento tem como propósito estabelecer uma rede nacional de cooperação interinstitucional para discutir a educação jurídica em suas dimensões capitais de ensino, pesquisa, extensão, prática jurídica, curricularização da extensão e os atuais desafios da formação jurídica no Brasil. Ao longo desses três dias, palestras, mesas-redondas, reuniões foram recheadas por outros eventos que permeiam a iniciativa destinada para gestores dos cursos de Direito.
Entre os pontos de destaque, os professores Celso Campilongo, diretor da Faculdade de Direito da USP, e a professora Ainah Angelini, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foram eleitos (respectivamente) presidente e vice-presidente do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas.
Campilongo reforça que será a primeira gestão do Colégio, após sua formalização. “O Colégio terá relevância nas discussões sobre o futuro ensino jurídico nacional e um olhar voltado para os interesses nacionais de modernização dos cursos, defesa do Estado de Direito e lutas contra todas as formas de discriminação”, acredita. O encontro que selou as eleições ocorreu na Faculdade de Direito da UFBA, com a presença do diretor da unidade, professor Júlio Rocha, e vários diretores e diretoras de faculdades de Direito.
A abertura do evento (dia 10), ocorreu na sala da Congregação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), parceira na organização do evento, em conjunto com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Conselho Diretivo do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas na Bahia.
Entre alguns dos temas abordados, o primeiro foi sobre “Trajetória do Ensino Jurídico na Bahia: Desafios e Perspectivas” proferido pela professora Marília Lomanto (UEFS), juntamente com Campilongo. A mesa foi mediada pelos docentes Julio Rocha (UFBA) e Ainah Angelini (UNEB). Nos painéis seguintes foram abordados “Curricularização da Extensão: Desafios dos Cursos de Direito” e “Diretrizes Curriculares dos Cursos de Direito: um olhar sobre os possíveis caminhos”.
Nesta sexta-feira foram realizados os Grupos Temáticos pela manhã e realização de Plenária e Assembleia na parte da tarde. O encerramento das atividades (12) acontecerá no Centro de Estudos dos Povos Afro-Indigena-Americanos (Cepaia) da UNEB.
#fdusp #faculdadededireito #direitousp #ufba #uneb #usp #direito