Especiais

FDUSP se despede da professora Elza Boiteux; professores, amigos e familiares lamentam a perda

A dedicação ao ensinar Direito marcou a trajetória da professora Elza Antônia Pereira Cunha Boiteux, que durante anos levou aos alunos da Faculdade de Direito da USP conhecimentos sobre diversas matérias. Dentre as quais, “Teoria da Decisão”, “Raciocínio Jurídico e Razão Prática”, “História do Direito e do Pensamento Jurídico Brasileiro” e outras que ajudaram no engrandecimento desses estudantes. Na noite desta segunda-feira (04/12), a docente faleceu. Deixa o marido, Fernando Boiteux, que também lecionou na FDUSP, no Departamento de Direito Comercial, e familiares.

“Uma perda inestimável para o Direito, para a Educação e para a sociedade jurídica”, pontuou o diretor da FDUSP, professor Celso Campilongo, ao receber a notícia de despedida de sua colega de Departamento: o de Filosofia e Teoria Geral do Direito. “Convivemos juntos desde o início da década de 1980, quando estávamos na Pós-Graduação”, acrescentou.

Livre Docente e Doutora na área de Filosofia do Direito pela FDUSP, é mestre na área de Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Aperfeiçoamento na área da Linguagem e Teoria do Discurso pela Unicamp (1981). Dentre suas matérias atuava principalmente na área da Filosofia do Direito, Direitos Humanos e Direito Ambiental.

O embaixador Celso Lafer, examinador no Doutorado e na Livre-Docência da professora Elza, acrescentou: “A professora Elza sempre foi dedicadíssima e teve toda atenção especial em relação aos alunos, cujo trabalho acompanhei de perto”. Conforme ressalta, a docente teve exemplar atuação no Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito. No dia a dia: “Uma amiga; pessoa muito querida, com a qual tinha grandes afinidades, inquebrantáveis. Éramos próximos e inafastáveis há décadas. Tinha integridade à toda prova e imensas virtudes de lealdade e complacência”, finalizou.

A vice-diretora da FDUSP, professora Ana Elisa Bechara, assinalou: “Ela foi minha professora na Graduação. Seríssima quando se tratava de respeito e justiça; e, ao mesmo tempo, muito doce e elegante na convivência com todos. Diria que Elza foi uma professora sempre muito próxima de seus alunos, especialmente preocupada com os temas relacionados à inclusão e com a importância das mulheres no debate jurídico”.

Ex-diretor da FDUSP, o professor Floriano de Azevedo Marques Neto, acentuou: “Hoje é um dia triste para a Faculdade e para mim. Para o Largo, porque perde uma docente dedicada, que por décadas deu seu melhor às Arcadas. Para mim, porque perdi uma amiga leal, que sempre me dedicou palavras de apoio, incentivo e afeto. Em tempos difíceis que vivemos, sentirei sua falta”.

Seu orientador no doutorado, Tércio Sampaio Ferraz Júnior, lamentou. Conforme pontou, Elza Boiteux teve sua vida sempre pautada pela dedicação, aluna e professora exemplar. Transmitiu a seus alunos os mais perfeitos ensinamentos. “Conheci Elza como aluna. Foi minha assistente durante anos. Tinha uma capacidade de tudo aprender organizadamente. E sobretudo de inspirar um forte sentimento de confiança a todos que a conheciam, alunos e colegas. Um exemplo de lealdade”.”

Chefe do DFD, o professor Ronaldo Porto Macedo Jr., lamentou a perda. “A professora Elza Boiteux sempre teve uma participação ativa na vida da Faculdade, integrando diversas comissões, sempre emprestando o seu tempo e dedicação ao aperfeiçoamento da FDUSP.

O professor Antonio Carlos Morato escreveu: “A professora Elza foi uma docente notável, estimada por seus alunos e colegas, sempre conciliadora ao ensinar até o fim não apenas por suas palavras, mas também pelos seus atos”.

Sua amiga, a professora Maria Cristina De Cicco (Camerino - Itália), com quem dividia matéria na Pós-Graduação, enviou mensagem de condolências. “A professora Elza era daquelas pessoas que fazem a diferença, que te elevam e que por isso deixa um vazio imenso e profundo”, disse. E adicionou: “deixa um vazio imenso e profundo” e “sua contribuição deixa uma marca indelével na Academia”.

Orientado e supervisionado no pós-doutorado pela professora Elza, André Lucenti Estevam afirmou: “A professora Elza sempre foi um exemplo de docente dedicada à vida e à comunidade acadêmicas. Trabalhava incansavelmente pelo progresso da ciência do direito e pela melhoria do ensino jurídico. É uma grande perda para todos do mundo do Direito”.

A cerimônia de despedida aconteceu quarta-feira, dia 6 de dezembro, no Funeral Home, Sala São Paulo (Rua São Carlos do Pinhal, 376, Bela Vista-SP.

#fdusp #direitousp #usp #filosofiadodireito