Filosofia do Direito

PET-CAPES-Sociologia Jurídica recebe inscrições para bolsas

Berço de formação pesquisadores, professores e diversos profissionais da área jurídica Programa de Educação Tutorial Sociologia Jurídica, PET-CAPES-Sociologia Jurídica da Faculdade de Direito da USP vem ganhando cada vez mais relevância. Conforme destaca o atual coordenador, professor Ronaldo Porto Macedo Junior, Filosofia e Teoria Geral do Direito da FDUSP, muitos são os fatores que contribuíram para isso.

A começar pelo engajamento de alunos e professores, passando pela diversidade de perfis e interesses e pela generosidade e abertura afetiva para construir um ambiente de cooperação e amizade entre os seus integrantes. “Este ethos é também uma herança importante do projeto”, ressalta em carta de apresentação.

A extensão, portanto, tem por objetivo a criação de um ambiente de aprimoramento do Ensino Jurídico por meio de pesquisa e educação tutorial.

Neste contexto, o projeto recebe até 18 de agosto inscrições de alunas e alunos que estiverem cursando o segundo ano da Graduação em Direito na SanFran. Neste ano o processo seletivo para o programa de bolsistas será conduzido da maneira mais transparente. “Queremos garantir que ingressem neste concurso público alunos e alunas efetivamente comprometidos e engajados com a pesquisa e estudo sério”, assinala.

Perfis variados

“Desejamos também formar um grupo caracterizados por interesses diversificados, perfis de pesquisa variados, dentro das áreas de Filosofia, Sociologia e Teoria do Direito, sempre dentro de um compromisso e ethos acadêmico. Os alunos selecionados receberão uma bolsa da CAPES no valor de R$ 700,00 mensais e terão o compromisso de dedicar ao menos 20 horas semanais ao programa”, acrescenta.

As/os candidatas(os) devem ter interesses em múltiplos campos do Direito, bem como que sejam capazes e disposta(o)s a realizar leituras aprofundadas de história, filosofia, economia, teoria geral do direito, sociologia jurídica e teoria social.

Macedo Junior ressalta que o PET-CAPES tem obtido sucesso desde a sua criação na FDUSP há mais de 40 anos. Na coordenação já estiveram os docentes Tércio Sampaio Ferraz Jr, José Eduardo Faria, Jean Paul Motta Veiga, Camila Duran e Rafael Mafei.

Confira Edital completo: https://encurtador.com.br/apOR0

Leia carta explicativa: https://encurtador.com.br/nwALS