Especiais

Para ampliar iniciativas de segurança a estudantes, formulário busca ouvir principais demandas

Fruto de iniciativas propostas em reunião entre a diretoria da Faculdade de Direito da USP e a Representação Discente da Instituição, um questionário/formulário busca saber os principais problemas enfrentados por alunas e alunos. No encontro, em abril, foram discutidos temas como policiamento, iluminação, integração estudantil e demais ações visando à tranquilidade das(os) estudantes para que estes possam manter o foco ao que realmente interessa, que são os estudos.
O formulário (https://bit.ly/44DO7Fk ) deve ser preenchido até 12 de maio. Além de perguntas tradicionais, o documento traz, por exemplo, questões como: “Você já sofreu algum tipo de furto ou roubo na SanFran ou arredores?”, e “Você já testemunhou outra pessoa sofrendo algum tipo de violência?”. As perguntas são fáceis de responder e permitem comentários, bem como incluir o local onde ocorreu algum problema.
Nas reuniões, eventos, em salas de aulas e demais compromissos, o diretor da Faculdade de Direito da USP tem reiterado os cuidados que devem ser tomados. Também tem feito reiteradas reuniões com os órgãos de segurança e instituições que são responsáveis pela segurança e pelos equipamentos públicos da região central, ocasiões que pode levar ao conhecimento das autoridades os problemas apresentados à diretoria.

Segurança
“Iniciativas como a desse questionário nos ajudarão a tornar a Faculdade cada vez mais segura. Dessa forma podemos tornar o ambiente ideal para os estudos”, diz. “Ao mesmo tempo, esse relatório poderá nos manter vigilantes, bem como nos ajudar a tomar as ações necessárias de segurança, podendo informar as autoridades sobre as carências de todos. Por isso, é extremamente importante o preenchimento desse questionário”, acrescenta.
A RD ressalta que a importância de preencher o formulário é o fato de trazer dados mais concretos sobre a realidade discente. Cada pessoa poderá contar relatos e preocupações.
Cada pessoa poderá contar relatos e preocupações. Logo no início, é pedido o consentimento para o eventual uso de dados na finalidade específica da fundamentação de falas e ofícios para providências às autoridades competentes em relação à segurança nos arredores da Faculdade.

Contribua, preencha o formulário: https://bit.ly/44DO7Fk