Teve início (15/12), e segue até dia 31 de dezembro, o período de inscrições para o Partenariat International Triangulaire d’Enseignement Supérieur (Pites), programa que envolve a Faculdade de Direito da USP e as Universidades de Lyon.
Trata-se de parceria que proporciona a oportunidade de concluir o curso de Direito recebendo ao mesmo tempo um diploma de licence em Droit, francês.
O programa é coordenado pelos professores Sheila Neder Cerezetti e Fernando Menezes de Almeida, e Vilma Matos (Graduação). Se faz com a integração de um bloco de dez disciplinas das universidades lyonnaises à grade curricular da FDUSP.
No período do curso, os docentes de Lyon virão à SanFran, como visitantes, para ministrar aulas em francês sobre Direito francês.
As disciplinas são contadas ao mesmo tempo como créditos da e ambas universidades.
Não se trata, portanto, de reconhecimento de “estudos cursados em outra instituição”, mas de integração de currículos, gerando um programa (parcialmente) comum.
No site da FDUSP podem ser conferidos mais detalhes do programa, bem como há instruções de como preencher o cadastro, por meio do “Manual do Aluno” e o formulário de inscrição.
No Pites, para fazer jus ao diploma francês, os alunos devem obter seu bacharelado em Direito na USP, cursando também as disciplinas ministradas em francês por professores provenientes das universidades parceiras, disciplinas essas integradas à estrutura curricular do curso da USP como disciplinas optativas.
#fdusp #direitousp #pites #convenio #lyon #universidadesfrancesas #intercambio