A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Estado de Direito
Estado de Direito

Levantamento do professor Portugal Gouvêa ratifica desigualdade no Brasil

Pesquisa da tese desenvolvida pelo professor Carlos Portugal Gouvêa, Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP, aponta que a chance de uma pessoa branca ocupar empregos mais bem remunerados no Brasil é 58 vezes maior em comparação às pessoas pretas e pardas. Os dados foram estão em matéria no Jornal “Valor Econômico”, que buscou números relativos aos diversos problemas enfrentados no Brasil, tendo entre as questões abordadas a política de cotas que está perto de completar dez anos de implantação.

Ou seja, a constatação ratifica vários os índices de desigualdades no país, que apontam números alarmantes, por exemplo, com relação ao desemprego e ao acesso aos estudos.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do IBGE, demonstram que a taxa de informalidade também é maior para negros (com 52,9% para pardos e 49,4% para pretos) do que para brancos (43,8%).

 

Alta cúpula 

O levantamento realizado por Gouvêa (entre janeiro e maio de 2021) investigou o perfil racial da alta cúpula de empresas. Foram pesquisadas 442 companhias e 3.561 cargos.

Em uma primeira etapa, foram identificados sete potenciais conselheiros negros e 28 pardos. Entre CFOs e CEOs, um diretor poderia ser considerado negro. Entre os pardos, três diretores-presidentes e um CFO. Na segunda, os dados foram enviados para validação das próprias empresas e 69 delas retornaram. Nesse novo conjunto, com 727 cargos, apontou que 712 eram ocupados por pessoas brancas.

“Precisamos de percentuais muito maiores para que os números se tornem representativos”, disse Gouvêa à reportagem do Valor. De acordo com ele, se a diversidade racial continuar baixa, corre-se o risco de “tokenismo”, termo empregado quando ocorre inclusão simbólica com o objetivo de fazer concessões superficiais a grupos minoritários.

Portugal Gouvêa alerta que este descompasso entre quem tem o poder decisório nas companhias e o resto da sociedade pode ser perigoso para as empresas.

 

Leia matéria completa. Discuta, compartilhe

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000