Documento prevê ações conjuntas como a elaboração de projetos de pesquisa; organização de eventos e intercâmbio
A Faculdade de Direito da USP (FDUSP), a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) e a Fundação Arcadas firmaram protocolo de intenções no sentido de promover cooperação acadêmica, com base jurídico-científica e pedagógica.
O documento foi assinado no gabinete do diretor da FDUSP, professor Celso Campilongo, com representantes das instituições envolvidas. Pela SanFran, também estiveram os docentes Marcos Perez, diretor na Fundação Arcadas; e Juliano Maranhão; e pela Anafe compareceram o presidente, Vitor Chaves Pinto; a coordenadora do Centro de Estudos da instituição, Daniela Oliveira Rodrigues; e o coordenador da Carreira de Advogado da União, José Pinheiro Silverio.
Na ocasião, Campilongo ressaltou a importância de parcerias para o aprimoramento Jurídico. “O ensino deve acompanhar as transformações sociais e tecnológicas”, acredita.
Para o presidente da Fundação Arcadas, professor Fernando Facury Scaff, trata-se de parceria essencial. “A Fundação Arcadas e a Faculdade de Direito da USP estão incentivando o desenvolvimento das atividades de apoio e extensão ao ensino. O convênio com a Anafe se insere nesse contexto e é uma parceria extremamente importante para nossas atividades, tal como o assinado semanas atrás com o Instituto Ruy Barbosa, vinculado aos Tribunais de Contas”, assinala.
Na mesma direção, Perez avaliou: “A universidade se nutre dessa troca de experiências. Estamos absolutamente abertos a essa parceria, que permitirá a oxigenação do ensino jurídico”.
Vitor Chaves destacou a necessidade de modernizar institucionalmente a Advocacia Pública. De acordo com ele, é fundamental discutir o futuro da AGU e, para isso, é imprescindível investir na qualificação de seus membros, especialmente com a participação de um corpo docente diferenciado, como o da FDUSP.
Daniela Oliveira Rodrigues destacou a abrangência da parceria e sua importância para o fortalecimento da Advocacia Pública Federal. “Temos mais de 4.700 membros em todo o País, e essa parceria com a Fundação Arcadas, no formato de curso oferecido tanto para instituições quanto para alunos, é extremamente relevante. O acesso a professores renomados é um grande diferencial”, diz.
Entre as ações conjuntas a serem realizadas estão elaboração de projetos de pesquisa; organização de eventos científicos e culturais; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; intercâmbio de associados, membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior. Também estão cooperação técnico-administrativa, cientifica e de pesquisa; cursos e disciplinas compartilhados; e demais atividades.
#fdusp #direitousp #parceria #pesquisa #intercamnbio