A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Inclusão
Inclusão

"O Brasil só será uma Nação quando vencer o racismo", diz professor Marques Neto, ao receber medalha Cívico Afrobrasileiro

O professor Floriano de Azevedo Marques Neto, Direito Administrativo da Faculdade de Direito da USP, foi agraciado (13/05), com a Medalha do Mérito Cívico Afrobrasileiro. A honraria é concedida pela Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural e entregue a personalidades que contribuem para a luta antirracista.

O evento deste ano marca os 136 anos de abolição da escravidão. Realizada no dia 13 de maio, anualmente, busca fomentar ações em prol de uma sociedade.

Para Marques Neto, o Prêmio tem um significado especial pelo respeito que merecem as entidades que outorgaram a medalha e pela minha convicção de que a luta contra o racismo deve ser uma luta de todos os brasileiros e brasileiras. “Um significado ainda maior, principalmente, por ter sido merecedor da medalha em função da minha atuação como diretor da Faculdade de Direito da USP. Período em que foram implementadas políticas de cotas e de permanência na USP”, disse.

O docente acrescentou que o Brasil só será uma verdadeira “Nação quando vencer o racismo e o triste legado da escravidão”.

Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, ressaltou que “é sempre bom refletir sobre essa data enaltecendo boas práticas e fazendo um chamado à necessária mudança rumo a equidade racial”. “A Zumbi dos Palmares segue como farol de iniciativas, fiel a nossa missão de promover uma sociedade mais justa”, acrescenta.

Além de Marques Neto, foram agraciados o desembargador Fernando Torres Garcia, presidente do TJ-SP; o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; o presidente do Tribunal de Contas do Município, Eduardo Tuma; o diretor do Banco Central, Ailton de Aquino Santos; o supervisor do Banco Central, Bellini Santana; o presidente da BB Assent, Denisio Liberato; o presidente do G10 Favela, Gilson Rodrigues.

Também receberam a medalha, o presidente da Amil, José Seripieli Júnior; a presidente da Coca-Cola, Luciana Staciarini Batista; o diretor da Rede Globo, Maximiliano Carmo Oliveira; o CEO da Ambev, Jean Jereissati Neto; a vice-presidente RH do Carrefour, Cátia Porto; o vice-presidente da Volkswagen do Brasil, Douglas Pereira; e o jornalista Ricardo Viveiros.

 

#fdusp #zumbidospalmares #abolicao #luizgama

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000