A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Pós-Graduação
Pós-Graduação

Orientações pautam discussões em rodada da Semana de Recepção às calouras e aos calouros na Pós

Ideias, dicas e orientações pautaram a terceira rodada da Semana de Recepção aos Calouros da Pós-Graduação, na Faculdade de Direito da USP. Ao longo de quase duas horas, os presidentes da Comissão, Gustavo Monaco e Juliana Krueger Pela, destrincharam o programa para os estudantes terem noção do que irão enfrentar. Fizeram também advertências sobre os cuidados a serem tomados, tanto para aqueles que ingressaram no mestrado quanto no doutorado.

Nesta sexta-feira (24), às 14h, a Representação Discente fará um bate-papo com Aline da Silva Freitas sobre o tema “Felicidade na Pós-Graduação: planejar o percurso do ingresso até a defesa”. Com as representantes discentes da pós Priscila Soares, Fernanda Vick e Isabela Ruiz. Por conta da greve dos metroviários, o evento será somente on-line, com transmissão pelo Canal do YouTube da Faculdade de Direito da USP (https://www.youtube.com/@FaculdadedeDireitodaUSP)

 

Exame de qualificação

Na apresentação feita por Monaco e Juliana ganhou destaque o exame de qualificação. “Neste ano montamos uma apresentação do primeiro desafio do programa, voltado à pesquisa e a especificidade do seu tema de pesquisa, que é o exame de qualificação. A Universidade de São Paulo há muitas décadas usa o exame de qualificação, que agora é apresentado na metade do curso”, disse Monaco. Dentre outros pontos tratou dos créditos, dos cuidados para não ser desligado do programa, da forma em que tese deve ser conduzida e demais.

O momento de entrega da tese também entrou na pauta. Nesse sentido, Juliana Pela ressaltou que é preciso ficar atento pois o depósito do trabalho é digital. Nessa questão, caso a aluna ou aluno queira entregar uma versão física, esta deve estar igual à digital. Os docentes abordaram ainda acerca do prazo que se tem após a entrega sobre o tempo de preparação para a defesa de tese. “Esse tempo não é uma prorrogação de prazo para alterar a tese e entregar para a banca. É um período para se aprofundar no trabalho proposto”, disseram.

Sobre o exame de qualificação, Juliana lembrou que ele é importante como forma de discussão para saber se o projeto está maduro para ser uma tese ou exige ser alterado. Alertaram ainda sobre a exigência de uma segunda língua para o doutorado. “Pode acontecer de a banca examinadora ver o projeto e dizer que ele tem embasamento para ir direto para o doutorado. Porém, vocês devem saber que o doutorado exige o domínio desses dois idiomas”, acrescentou.

As aulas presenciais foram transmitidas também pelo Canal do YouTube da FDUSP. Bem como a dessa sexta-feira (24), que poderá ser acompanhada no formato on-line.

 

Assista, participe

 

 

#fdusp #direitousp #sãofrancisco #posgraduacao

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000