Ideias, dicas e orientações pautaram a terceira rodada da Semana de Recepção aos Calouros da Pós-Graduação, na Faculdade de Direito da USP. Ao longo de quase duas horas, os presidentes da Comissão, Gustavo Monaco e Juliana Krueger Pela, destrincharam o programa para os estudantes terem noção do que irão enfrentar. Fizeram também advertências sobre os cuidados a serem tomados, tanto para aqueles que ingressaram no mestrado quanto no doutorado.
Nesta sexta-feira (24), às 14h, a Representação Discente fará um bate-papo com Aline da Silva Freitas sobre o tema “Felicidade na Pós-Graduação: planejar o percurso do ingresso até a defesa”. Com as representantes discentes da pós Priscila Soares, Fernanda Vick e Isabela Ruiz. Por conta da greve dos metroviários, o evento será somente on-line, com transmissão pelo Canal do YouTube da Faculdade de Direito da USP (https://www.youtube.com/@FaculdadedeDireitodaUSP)
Exame de qualificação
Na apresentação feita por Monaco e Juliana ganhou destaque o exame de qualificação. “Neste ano montamos uma apresentação do primeiro desafio do programa, voltado à pesquisa e a especificidade do seu tema de pesquisa, que é o exame de qualificação. A Universidade de São Paulo há muitas décadas usa o exame de qualificação, que agora é apresentado na metade do curso”, disse Monaco. Dentre outros pontos tratou dos créditos, dos cuidados para não ser desligado do programa, da forma em que tese deve ser conduzida e demais.
O momento de entrega da tese também entrou na pauta. Nesse sentido, Juliana Pela ressaltou que é preciso ficar atento pois o depósito do trabalho é digital. Nessa questão, caso a aluna ou aluno queira entregar uma versão física, esta deve estar igual à digital. Os docentes abordaram ainda acerca do prazo que se tem após a entrega sobre o tempo de preparação para a defesa de tese. “Esse tempo não é uma prorrogação de prazo para alterar a tese e entregar para a banca. É um período para se aprofundar no trabalho proposto”, disseram.
Sobre o exame de qualificação, Juliana lembrou que ele é importante como forma de discussão para saber se o projeto está maduro para ser uma tese ou exige ser alterado. Alertaram ainda sobre a exigência de uma segunda língua para o doutorado. “Pode acontecer de a banca examinadora ver o projeto e dizer que ele tem embasamento para ir direto para o doutorado. Porém, vocês devem saber que o doutorado exige o domínio desses dois idiomas”, acrescentou.
As aulas presenciais foram transmitidas também pelo Canal do YouTube da FDUSP. Bem como a dessa sexta-feira (24), que poderá ser acompanhada no formato on-line.
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