FDUSP abraça seus alunos no retorno presencial

Retomada das aulas acontece em 14 de março com a Semana de Recepção aos Calouros

Texto: Kaco Bovi

Foram dois longos anos distantes do cenário adequado para as aulas na mais tradicional e mais importante instituição de ensino jurídico do Brasil e da América do Sul. Os alunos que ingressaram, se formaram – ou estavam em anos intermediário –, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 2020 e 2021, não tiveram a oportunidade de sentir a satisfação de entrar na sala de aula, nem de participar das discussões no Pátio das Arcadas, apenas para citar alguns exemplos.

Não puderam aproveitar os encontros no Porão, os debates com seus colegas e professores, pessoalmente, e espaços importantes para o dia a dia, como a Biblioteca, a Sala dos Estudantes, e tantos outros.

Agora, a partir de 14 de março, esses estudantes poderão usufruir de todas as instalações do Prédio das Arcadas, com o reinício das aulas presenciais. Os primeiros dias serão reservados especialmente para receber os ingressantes, com a extensa programação da Semana de Recepção aos Calouros, cujas atividades oficiais têm início no aconchegante e elegante Salão Nobre.

Para os novos dirigentes, Celso Campilongo (diretor) e Ana Elisa Bechara (vice-diretora) o reencontro deve ser marcado pela emoção. “Esses alunos devem aproveitar cada momento neste espaço jurídico do saber, pois estarão aqui para contar a história viva desta Faculdade e se prepararem para o futuro”, diz Campilongo.

Bechara e Campilongo lembram que foram adotados todos os protocolos de segurança para este retorno presencial, de acordo com portarias e diversas ações promovidas pela Universidade de São Paulo. “Uma ampla campanha realizada pela USP orienta sobre os protocolos de segurança essenciais para esse retorno”, reitera a vice-diretora.

Ela irá proferir a aula inaugural “Violência, gênero e Direito Penal: o papel da Universidade para a equidade de gênero no Direito”, no dia 14 (11h00), no Salão Nobre da SanFran, logo após abertura dos trabalhos, que acontece às 09h45, com as palavras de Campilongo e do professor Paulo Lucon (DPC), presidente da Comissão Organizadora da Serec; e da Saudação aos Calouros.

A programação, ao longo da semana inclui visitas monitoradas às dependências da Escola, a prédios do sistema de Justiça e a escritórios de advocacia participantes. Dessa forma, permite aos alunos ingressantes conhecerem um pouco do funcionamento da profissão.

Ainda no primeiro dia, a aula inaugural de recepção aos alunos do período noturno será ministrada pelo professor Gustavo Ferraz de Campos Monaco, presidente da Comissão de Pós-Graduação da FDUSP, com o tema “Direito Internacional Privado e sua cultura”.

Os dias serão recheados com palestras de professores da Casa e convidados e apresentações dos movimentos estudantis da SanFran.

Na programação, por exemplo, estão pontos caros à Faculdade e à sociedade como um todo. Dentre os quais, “Diversidade na FDUSP”, programado para quarta-feira (16/03), ocasião que a mesa de trabalhos será presidida pela professora Sheila Neder Cerezetti (DCO e coordenadora do GPEIA).

Contará com palestras de sobre “A diversidade na FDUSP e a experiência da disciplina de Direito e Equidade de Gênero na graduação”; Nina Ranieri (Presidente da Comissão de Graduação), acerca de “Perspectivas para a Graduação da FDUSP”; Flavio Batista (Projeto Incluir Direito), com “Experiência do Incluir Direito e perspectivas em temas de inclusão para a FDUSP”; e o representante discente André Cozer (Quilombo Oxê), que falará de “A diversidade e a graduação na FDUSP na perspectiva discente”. No mesmo dia, “Diversidade nas carreiras jurídicas”, será presidida pela docente Paula Forgioni (DCO).

Neste e em outros dias haverá discussões em tornos de temas relativos às carreiras jurídicas, somados a debates com assuntos como censura, e rodadas de conversas acerca da permanência estudantil.

Para além, Campilongo destaca que as Faculdades de Direito têm a missão de oferecer aos estudantes as lentes que lhes permitam identificar e entender as várias tensões do mundo. “As faculdades devem ajudar esses estudantes a localizar os limites do Direito e, de dentro deles, extrair a máxima contribuição civilizatória que o sistema jurídico pode oferecer”, diz.

A programação será presencial, com algumas palestras e eventos transmitidos pelo canal do YouTube da FDUSP (https://eb4.co/usp )

Confira a programaçao

Dias 11/03 e 12/03Dia 14Dia 15  Dia 16  Dia 17Dia 18  Dias 19 e 28  |  Aviso Covid-19