A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Direito Internacional
Direito Internacional

Equipe FDUSP conquista bons resultados em competições de Júri Simulado

 

As equipes que representaram a Faculdade de Direito da USP nas competições Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition e Helsinki Information Law Moot Court Competition mantiveram bons resultados. Os times são coordenados pelo professor Paulo Borba Casella (Direito Internacional da FDUSP).

O time que disputou “Jessup”, por sua vez, sagrou-se campeão nas rodadas nacionais pelo segundo ano seguido, e pela terceira vez desde seu ingresso na competição.

Na oportunidade, conquistou ainda o título de “2º Melhor Memorial”. Além disso, a equipe recebeu os prêmios de “Melhor Orador” (Arthur Ueda) e “Sétima Melhor Oradora” (Bárbara Braz). Também participaram Marina Bernardini, Nicholas Daniel Queiroz e Thaís Calixto de Abreu. Os treinadores são Anna Sambo Budahazi e Bruna Alves Gonçalves.

Nas rodadas internacionais, foi a única equipe de origem brasileira desde a criação do moot, em 1959, a alcançar as semifinais, tendo Ueda obtido o prêmio de um dos 40 melhores oradores nas rodadas preliminares.

Nessa edição de 2022, na disputa de “Helsinki”, os representantes foram finalistas, lembrando que essa é a primeira vez que uma equipe brasileira participa da competição, iniciada em 2018.

Com dois integrantes da PUC-SP, foi formada por Beatriz de Sousa, Bruno Blum Fonseca, Felipe Passos Bresciani, Felipe Bueno Zular, Maria Eduarda de Jesus Gênova, Mariana Yumi Kono Gomes, Rebeca Bacci Martins Trigo e Thales Parenti Gonçalves, sendo os treinadores Anna Sambo Budahazi e Bernardo de Souza Dantas Fico. Conquistou ainda “Melhor Memorial”.

 

Habilidades

A participação dos alunos nesses torneios é significativa e permite demonstrar a qualidade do trabalho apresentado.

Conforme explica Anna Budahazi, as competições de Júri Simulado desenvolvem habilidades aos estudantes e aos profissionais de Direito. “Permitem que, durante o período de sua formação dentro da Academia, o aluno entre em contato com a pesquisa, escrita, oratória e inglês jurídicos. Igualmente, incentivam seu envolvimento em atividades em grupo, em vida acadêmica e na globalização do conhecimento e do Direito”, assinala.

A Helsinki Information Law Moot Court Competition (“Helsinki MCC”) é uma competição de julgamento simulado de uma disputa perante a Corte de Justiça Europeia. Foi fundada em 2018. Por sua vez, a Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition (Jessup) está no âmbito de uma disputa perante a Corte Internacional de Justiça, o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas. A Competição foi fundada pela Universidade de Harvard.

 

Confira mais detalhes

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000