A FACULDADE
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E EXTENSÃO
PESQUISA
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOCENTES
NOTÍCIAS
REVISTAS
OUVIDORIA
FALE CONOSCO
INTRANET
DEPARTAMENTOS
A FACULDADE
HISTÓRIA
ORGANIZAÇÃO
SER FRANCISCANO
DIVERSIDADE
MUSEU E ARQUIVOS
MAPA DA FACULDADE
GALERIA DE IMAGENS
LEGISLAÇÃO
COMUNICADOS/PORTARIAS
LICITAÇÕES
VESTIBULAR
EDITAIS
GRADUAÇÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
DOCENTES
GRADE HORÁRIA
MAPA DE PROVAS
TCC
ESTÁGIOS
DIPLOMAS ESTRANGEIROS
EDITAIS
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
PÁGINA INICIAL
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS CREDENCIADAS
LINHAS DE PESQUISA
PROJETOS DE PESQUISA
CULTURA E EXTENSÃO
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
CURSOS
ATIVIDADES ACADÊMICAS
COMPLEMENTARES
FORMULÁRIOS
LEGISLAÇÃO
PESQUISA
A COMISSÃO
NOTÍCIAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
GRUPOS DE PESQUISA
PÓS-DOUTORADO
LEGISLAÇÃO
COOPERAÇÃO ACADÊMICA
CCinN-FD - A Comissão
NOTÍCIAS
BOLSAS
CONVÊNIOS
PITES
CÁTEDRA UNESCO
LEGISLAÇÃO
DOCENTES
Especiais
Especiais

Comissão Assessora de Saúde da USP mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras

Apesar de os dados epidemiológicos, coletados pelo grupo formado pelos veículos de imprensa, apontarem para a diminuição de casos e mortes por conta da covid-19, que continuam melhorando em São Paulo, a Comissão Assessora de Saúde da Universidade de São Paulo decidiu manter a obrigatoriedade das máscaras em ambientes fechados. A decisão foi tomada em reunião em 13 de abril último.

O uso também é recomendado em ambientes abertos dos campi, sempre que houver uma maior concentração de pessoas. A Comissão Assessora analisará frequentemente os dados para reavaliar as medidas tomadas.

De acordo com os números mais recentes, a situação da pandemia de covid-19 no Estado de São Paulo está melhorando. Os indicadores coletados (com base na semana de 03 a 09) seguem em queda, relativamente à semana anterior.

São eles novos casos (-16%), novas internações (-16%) e óbitos (-41%). A média diária de mortes por covid-19 no Estado está em 32 e a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 21%. Excluindo-se o efeito do carnaval no sistema de notificações da vigilância epidemiológica, que levou a um aumento de casos e óbitos notificados na semana dez, esses indicadores estão em queda no Estado desde o início de fevereiro — mesmo após a flexibilização das regras sobre uso de máscaras em locais fechados, vigente desde 17 de março.

Também na quarta-feira (13/04), a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu, durante reunião do Comitê de Emergências, que ainda não rebaixará a classificação da covid-19, mantendo o estado de uma pandemia.

Durante a reunião, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que o mundo está enfrentando o menor número de mortes em dois anos. No entanto, em razão do comportamento imprevisível da covid-19, os países devem continuar em alerta.

 

Vacinação

A maioria dos especialistas no Estado de São Paulo atribui o freio no avanço da covid à bem-sucedida progressão da vacinação. Mais de 92% da população acima de cinco anos está com esquema vacinal completo, incluindo 47% das crianças com até onze anos de idade, e cerca de 65% da população adulta já tomou também a dose de reforço. As vacinas não impedem que as pessoas sejam infectadas pelo vírus, mas diminuem o risco de transmissão e de ocorrência de doença grave.

 

Os Boletins Epidemiológicos USP-Covid são publicados toda quarta-feira. Informações adicionais e protocolos de segurança podem ser obtidos no site “USP Retorno Seguro”

Neste canal consta, inclusive, protocolo de recomendações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Largo São Francisco, 95
São Paulo-SP
01005-010
+55 11 3111.4000