O projeto para levantamento de alta precisão, com laser scanner e drone, dos Prédios da Faculdade de Direito da USP, com o objetivo de produzir um modelo 3D para visita virtual e uma maquete física, para as comemorações do Bicentenário, esteve em discussão durante reunião (04/03), com a diretora da FDUSP, Ana Elisa Bechara. Para discutir o tema e dar andamento aso próximos passos, integrantes do grupo envolvido fez parte do encontro.
Estiveram na diretoria a professora Heloisa Barbuy, colaboradora sênior atuante no Museu da Faculdade; Maria Lucia Beffa, diretora da Biblioteca; e docente Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da USP (FAU-USP). Remotamente, participaram o presidente da Associação dos Antigos Alunos, Rui Caminha; o professor Marcelo Zuffo, da Escola Politénica, especialista em ciência da computação, computação gráfica e realidade virtual, Márcio Teixeira Bastos, historiador e arqueólogo, com experiência internacional em tecnologia aplicada ao patrimônio cultural, atuante no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.
O Projeto de Levantamento digital é um convênio da FAUUSP e o Departamento de Arquitetura da Universidade de Florença (Dipartimento di Architettura, DiDA, Università degli Studi Firenze).
Outro ponto que está no horizonte é a realização de desenho técnico de alta precisão para subsidiar futuras intervenções de restauração.
Os trabalhos devem ser conduzidos pelos parceiros da Universidade de Florença, os professores Stefano Bertocci e Matteo Bigongiari. Profissionais altamente qualificados, eles trazem uma especialidade a mais: na Europa atuaram no projeto F-Atlas – Paesaggi francescani https://www.f-atlas.eu/ – que mapeou conjuntos arquitetônicos franciscanos na Itália, em Portugal e na Espanha, associando técnicas tradicionais e tecnologia avançada para produção de conhecimento, visando contribuir para a preservação do patrimônio cultural franciscano.
Em São Paulo, em cooperação com a equipe da FAUUSP, coordenada pelos professores Luciano Migliaccio e Beatriz Bueno, eles já fizeram o escaneamento das duas Igrejas do Largo de São Francisco.
Com a entrada do Prof. Zuffo e do Prof. Márcio Bastos no projeto, este poderá ser ampliado para produtos visuais diversos, com a temática Largo de São Francisco em 3D. O projeto conta também com a participação do professor Samuel Rodrigues Barbosa, do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito e membro da Comissão do Museu da FDUSP.
#fdusp #direitousp #fauusp #patrimonio