A Faculdade de Direito da USP abriga no dia 26 de abril, das 09h às 18h, a “IV Conferência Anual Smart IP para América Latina – Transferência de Tecnologia e Inovação Regional na América Latina: o exemplo da produção de energias renováveis”. Organizado pela FDUSP em parceria com o Instituto Max Planck para Inovação e Concorrência (MPI) e Iniciativa Sipla – Smart IP for Latin América, o evento será dividido em dois períodos, no Auditório Ruy Barbosa Nogueira.
A ocasião será marcada pelo lançamento do Observatório Brasileiro de Propriedade Intelectual, que tem por objetivo promover cooperação acadêmica para o desenvolvimento de pesquisas científicas entre as instituições envolvidas. Conforme assinala o professor Calixto Salomão Filho (DCO-FDUSP), um dos coordenadores do encontro, trata-se de projeto fundamental para oferta de ações conjuntas de aprimoramento de docentes e discentes da FDUSP com universidades estrangeiras.
De acordo com Salomão Filho, o evento é de grande importância para a USP e para o Brasil. “Em um momento que a América Latina procura dar um salto tecnológico baseado em mais inovação e ao mesmo tempo preocupa-se com a sustentabilidade, discutir instrumentos jurídicos para inovação como propriedade intelectual e acesso a conhecimento e regulação da concorrência com foco em energias renováveis é fundamental para garantir um modelo de desenvolvimento autônomo para o Brasil e América Latina”, diz.
O docente acrescenta que o Congresso não é um evento isolado, marca o lançamento de um Observatório de Pesquisa destinado a esses temas e será levado adiante nessa parceria entre FDUSP, Instituto Max Planck e Sipla.
Pontos em debate
A abertura dos trabalhos será feita pelos professores Celso Campilongo (diretor-FDUSP), Reto Hilty, diretor do Instituto Max Planck para Inovação e Concorrência; Paulo Nussenzveig (pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da USP); Calixto Salomão Filho (DCO) e Marcelo Zuffo (Inova-USP).
Na sequência, acontece “A Iniciativa Sipla e seus observatórios de propriedade intelectual. Cerimônia de lançamento do Observatório Brasileiro”, com Hilty, Salomão Filho; Juliana Krueger Pela (DCO-FDUSP), Zuffo, Roxana Blasetti e Manuel Guerrero Gaitán, respectivamente, coordenadores do Observatório Argentino e Colombiano de Propriedade Intelectual da Iniciativa Sipla. Em seguida, será a vez de “Desafios para transferência de tecnologia e inovação na produção de energia renovável na américa latina”.
Na segunda parte, no Auditório Ruy Barbosa Nogueira (2º andar), os temas serão “Transferência de tecnologia e inovação regional: aspectos jurídicos” e “Aspectos de Direito Concorrencial”. O encerramento “Contribuições da conferência” será feito pela professora Juliana Pela.
Confira programação completa. Discuta, participe
Prédio Histórico da Faculdade de Direito da USP. Largo de São Francisco, 95, Centro-SP.