Restaurado por meio do Programa Adote uma Sala, espaço teve todos os equipamentos restaurados, com tecnologia moderna
Edição: Kaco Bovi
Referência no ensino jurídico, catedrático em Direito Comercial, o professor Frederico Steidel, tem extensa história na Faculdade de Direito da USP. Nascido em São Paulo, em 1867, matriculou-se na SanFran em 1882 (ainda não havia sido integrada à USP), tendo-se bacharelado em 1887. Em 1888 foi nomeado promotor público da Comarca de Santos. Permaneceu no cargo até 1891, ano em que passou a advogar em São Paulo. Em 1902 foi nomeado professor no Largo de São Francisco, tendo, então, recebido grau de doutor. Em 1919, nomeado professor Catedrático de Direito Comercial.
Sua dedicação ao ensino jurídico ganhou mais um capítulo sábado (17/08), quando teve inaugurada sala em seu nome. No segundo andar do Prédio Histórico da FDUSP a placa indica “Sala Frederico Steidel”. A conquista só foi possível por meio do Programa Adote uma Sala, com doações dos integrantes da Turma de 1987, que tem entre seus integrantes os professores Otavio Pinto e Silva, Maria Paula Dallari Bucci, Luís Eduardo Schoueri e Guilherme Assis de Almeida.
Na presença da maioria dos mais de cem doadores, Pinto Silva ressaltou que à época que começaram a pensar qual sala iriam adotar, a Steidel foi prioridade. Ele aproveitou para mostrar um vídeo com os passos da reforma, desde o primeiro dia. E contou uma peculiaridade: “Essa mesa, gente, era da Sala dos Estudantes”, demonstrando a mesa restaurada que será usada pelos professores. “Ela estava sem uso e foi resgatada”.”
Representando a Asociação dos Antigos Alunos, instituição responsável pela gestão do programa Adote uma Sala, Gustavo Ungaro ressaltou que a Associação continua à disposição e busca congregar todas as gerações, como missão institucional. “Convidamos a todos a continuarem a participar. Temos iniciativas muito motivadoras como essas. Uma delas, o ‘Adote um Aluno’’’.
A inauguração contou com os diretores Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara. Eles agradeceram a todos os antigos alunos que patrocinaram a reforma. Aos professores que lideraram a turma, fizeram um agradecimento especial. “Essa sala ficou maravilhosa, muito acolhedora, muito aconchegante. As condições dessa sala eram péssimas. Não tinha ar-condicionado, não tinha sistema de som adequado e era difícil, inclusive, caminhar pelos corredores, porque as cadeiras eram todas grudadas”, afirmou Campilongo.
O diretor citou as demais salas inauguradas, em torno de 20 (atualmente), e aproveitou para falar do Palácio do Comércio, onde funcionava a Fecap e foi, recentemente integrado à FDUSP, e da construção da nova Biblioteca, ao lado do Edifício Dalmo de Abreu Dallari. Adicionou as salas que estão com projetos prontos para serem iniciadas as obras. Dentre as quais, a que vai abrigar o Centro de Desenvolvimento de Ensino Jurídicos. “Para a reforma dessa sala, já temos todos os recursos necessários”, afirmou, reforçando a necessidade de mais contribuições para demais salas e para reformar o prédio que foi adquirido. Aproveitou para ressaltar outro braço assistencial, o Adote o Aluno, como fundamental para ajudar os alunos mais carentes.
A ocasião foi marcada pela homenagem aos funcionários que trabalharam para tornar o projeto realidade, em nome dos administradores Maria Luiza Isern e Camilo de Lelis.
A cerimônia também foi marcada pela declamação de poesia de Cecília Matos Sustovich e a apresentação musical de Gabriel Levy. Cecília assinalou que a instalação da estátua “Beijo Eterno”, no Largo de São Francisco, tem ligação direta com Steidel, que liderou uma campanha de arrecadação de dinheiro para pagar as taxas alfandegárias para liberar a estátua, inicialmente inaugura no final da Avenida Paulista, na década de 20. A obra foi criada em 1922 como parte de um grande monumento em homenagem a Olavo Bilac (1865–1918). Depois de longo percurso, já em 1966, os estudantes levaram a estátua para o Largo.
Por fim, Otavio Pinto agradeceu o empenho do presidente da Associação dos Antigos Alunos, Paulo Pereira; e do ex-presidente, José Carlos Madia, que morreu em 2023, e a reforma foi iniciada na época dele.
A cerimonia foi finalizada pela visita ao Palácio do Comércio. E Campilongo afirmou: “O Prédio é histórico por diversas razões e os vínculos com a FDUSP são enormes. Esse prédio começou a ser construída em 1902 e ficou pronto em 1908. Entre 1903 e 1907, a Escola do Comércio funcionou aqui no velho prédio da Faculdade de Direto e tem lá dois quadros, um do antigo prédio da FDUSP e outro de Frederico Steidel.
CONFIRA A LISTA DE DOADORES
TURMA DE 1987
Alessandra Nascimento Silva e Figueiredo Mourão
Alex Prandini Jr.
Alexandre Palermo Simões
Ana Beatriz Checchia de Toledo
Ana Elisa Lopes Manfrini
Ana Elisa Tedesco De Luca
Andrea Duarte Terron
Anna Lygia de Moraes Lacerda
Anna Paola Zonari
Apollo de Carvalho Sampaio
Augusto Tavares Rosa Marcacini
Camila da Motta Pacheco Alves de Araújo Tarzia
Carlos Eduardo Ferreira Cesário
Carmen Lúcia da Silva
Cassius Marcellus Zomignani
Cecilia Matos Sustovich
Denise Poiani Delboni
Djalma Rubens Lofrano Filho
Ercilene Maria de Souza Vita Ayoub
Eugênio Bucci
Fernando Coelho Atihé
Fernando de Barros Fontes Bittencourt
Geraldo Baraldi Junior
Guilherme Assis de Almeida
Guilherme Chaves Sant´Anna
Gustavo Silva Lima
Heleni de Azevedo Rosa
Heliana Maria Coutinho Hess
Hermelino de Oliveira Santos
Irineia Maria Braz Pereira Senise
Isabella Ripoli Martins
Jacyra Costa Ravarra
Jairo Sampaio Saddi
José Carlos Broisler Oliver
Julio Carlos da Costa Leite
Julio Cesar Botelho
Kátia Gomes Sales
Liliana de Almeida Ferreira da Silva Marçal
Lise de Almeida
Lisiane de Alcantara Bastos
Luis Eduardo Schoueri
Luiz César Aguirre D´Ottaviano
Luiz Fernando Cardoso Dal Poz
Luiz Fernando Ferraz de Rezende
Luiz Kignel
Luiz Roberto Maldonado Barcelos
Manoel Carlos Toledo Filho
Marcelo Baeta Ippolito
Marcelo Semer
Márcia Maria Barreta Fernandes Semer
Márcia Maria Lapietra Weber
Marcos Chaves Ladeira
Marcos da Silva Pôrto
Maria Angela Salem Sallum
Maria Beatriz de Biagi Barros
Maria Cristina Vieira de Carvalho Magalhães
Maria do Céu Marques Rosado
Maria Flávia Carneiro Netto Murari
Maria Laura de Oliveira de Avelar Alchorne Trivelin
Maria Lucia Ciampa Benhame Puglisi
Maria Luiza Grabner
Maria Paula Dallari Bucci
Marília Casseb
Marjorie Lewi Rappaport
Marta Rocha Coelho Prado da Silveira
Maurício Miguel Abou Assali
Nancy Regina Costa Flosi
Nei Schilling Zelmanovits
Nelson Becker - “in memoriam”
Nilce Carrega Daumichen
Otavio Pinto e Silva
Patrícia André de Camargo Ferraz
Paulo Sérgio Pimenta
Raquel Barbosa
Renata Beré Ferraz de Sampaio
Renato Margutti Corrêa
Renato Rassam Maluli
Ricardo Cavalcanti de Arruda
Rita de Cássia Gimenes Arcas
Rosana Pinheiro de Castro Simão
Rosanna Russo
Rosiane Pecora
Salvador Franco de Lima Laurino
Samuel Francisco Mourão Neto
Sergio Araújo Gomes
Simone Cristiane Gonsalves Rodrigues
Sonia Denise Alhanat Dias de Souza
Tânia Regina Mathias
Telma Berton Correia Leal
Thenisson Santana Doria
Waléria Thomé
Wallace Paiva Martins Junior
Walter Luiz Esteves de Azevedo
Walter Rocha Barone
OUTRAS TURMAS
Irineu Senise – “in memoriam” - Turma de 1942
Ruy Homem de Melo Lacerda - “in memoriam” - Turma de 1942
Nobil Marcacini – “in memoriam” - Turma de 1954