Especiais

Totalmente renovada, Sala João Mendes Júnior é entregue aos alunos

Os alunos da Faculdade de Direito da USP ganham cada vez mais uma instituição renovada, de acordo com excelência de sua metodologia de ensino. Foi entregue mais uma sala totalmente restaurada, com o mesmo padrão de tecnologia e infraestrutura das demais, incluindo sistema de áudio e vídeo de acordo com as mais importantes Academias do mundo.

Trata-se da Sala João Mendes Júnior. Com mais de 150 lugares e amplas janelas, o espaço oferece conforto e boa iluminação. As caixas de som, instaladas, também permitem boa interação entre os discentes e docentes.

Dessa forma, a João Mendes junta-se às já renovadas Salas Barão de Ramalho (inaugurada em 21/03 último), “Dos Estudantes”, “Ada Pellegrini Grinover”, “Conselheiro Ribas” e “Alcântara Machado”. Todas com mesas e cadeiras restauradas.

Conforme explicam os professores Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara, diretor e vice-diretora da SanFran, “a cada sala entregue, fica a sensação de oferecer conforto e adequação aos alunos e docentes, para que possam usufruir ao máximo das aulas”.

A restauração é feita sem perder a identidade da Faculdade do Largo de São Francisco. Dentre outras modernizações estão restauro de piso, lambris, pintura, atualização da iluminação, troca de forro, ar-condicionado e elétrica, áudio e visual.

Como ponto de curiosidade, os engenheiros e demais envolvidos no projeto, explicam que é adotado o processo de Estratigrafia, em que são retiradas todas as camadas até chegar no substrato. Ou seja, da camada mais recente até a cor original. Dessa forma, é possível identificar por quais alterações históricas a sala passou. Outra técnica aplicada é a prospecção exploratória, cuja função é identificar se há pinturas decorativas.

Outras Salas serão entregues, em breve, pois já estão sendo finalizadas. Todo esse processo é possível graças à contribuição dos antigos alunos.

Dentro do projeto Adote uma Sala, que busca preservar o Prédio Histórico, esses franciscanos podem contribuir para a renovação de todos os espaços da Faculdade (saiba mais enviando e-mail para fd@usp.br, no assunto “Adote uma Sala).

Campilongo assinala o fato de o Prédio da Faculdade de Direito da USP ser tombado. Ou seja, requer um pouco mais de cuidado com a realização das obras, pois envolve processo de restauração. O que depende de liberação de órgãos públicos, como o Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico. Isso fez com que parte do trabalho acabasse invadindo o período de início de aulas.

“É preciso um pouco de paciência de todos – alunas, alunos, docentes, servidores, servidoras –, com relação ao possível barulho que possa ocorrer neste momento. Estamos quase terminando. Assim, vocês poderão utilizar esse espaço que pertence a todos”, ponderou, em razão desse período de finalização das obras de outros espaços a serem entregues brevemente.

Aliás, recentemente, a SanFran foi contemplada com prêmio de “Boas práticas de preservação do Patrimônio Cultural”, concebido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP). O "Plano Diretor de Preservação da Faculdade de Direito no Largo São Francisco da Universidade de São Paulo" foi agraciado na Categoria 1, Projeto A1.