Visita foi organizada pelo professor Eduardo Tomasevícius em conjunto com a Comissão do Acadêmico do Direito da OAB-SP
Conhecer as instalações e a história da Faculdade de Direito da USP é um marco para a maioria dos operadores de Direito, seja de qualquer Estado ou de outros países. Essa experiência foi vivida em dezembro por alunas(os) de diversas Faculdades em visita monitorada, conduzida pelo professor Eduardo Tomasevícius Filho, Departamento de Direito Civil da FDUSP. O encontro foi organizado em parceria com a Comissão do Acadêmico de Direito da OAB São Paulo, presidida pelo advogado e professor Aleksander Zakimi.
Durante o passeio, Tomasevícius explicou sobre a origem do edifício, a fachada, as igrejas no entorno, os bustos e quadros e as placas comemorativas. Falou ainda do mistério que ronda o túmulo de Julius Frank, bem como dos vitrais, Arcadas, Hall dos Calouros, salas antigas e novas. Aproveitou para levar os estudantes ao museu, à Sala Visconde de São Leopoldo, à Sala da Congregação, onde se reúne o colegiado da instituição, para gerir as decisões mais importantes da FDUSP; a Sala dos Professores. Os visitantes se encantaram com a bicentenária Biblioteca.
Dois momentos especiais deixaram os estudantes deslumbrados: as passagens pelo elegante Salão Nobre e pela recém-inaugurada Galeria das Professoras.
Por fim, conforme reforçaram Zakimi, Tomasevicius e Karina Cesana, aluna formada na FDUSP, que intermediou a visita, foram momentos muito especiais.
“Chegamos ao Salão Nobre bem na hora do anúncio do resultado da banca de livre-docência do professor Ronaldo Lima dos Santos (Direito do Trabalho da FDUSP), e os alunos puderam ouvi-lo, emocionado, falar sobre sua história de vida, que serviu de lição para todos sobre o direito de sonhar alto, mesmo diante das adversidades”, disse Tomasevicius.
A visita foi organizada pela advogada Karina Cesana Shafferman e coordenada pela advogada Sandra Tolentino (coordenadora de Ética e Prerrogativas Profissionais da Comissão do Acadêmico e da Acadêmica de Direito da OAB-SP).
#fdusp #direitousp #academicosdodireito #oabsp #OAB #direito #usp