Os atos pela democracia que marcaram o 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP, com a leitura do manifesto no Salão Nobre e da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros – Estado Democrático de Direito Sempre” foram transformados em curta documental, com todo o histórico.
A pré-estreia do filme “Contra o Golpe” acontece nesta quinta-feira (15/09), a partir das 11h00, na Sala dos Estudantes da FDUSP, com a presença dos professores Celso Fernandes Campilongo (diretor) e Ana Elisa Bechara (vice-diretora).
Com o apoio do Grupo Prerrogativas, o filme foi gravado nos dias 10 e 11 de agosto de 2022, por uma equipe com cinco cinegrafistas liderados pelos cineastas Lucas e Gabriel Mesquita, irmãos que estreiam na direção neste filme.
O documentário mostra como ocorreram os atos, dentro e fora da faculdade, desde os bastidores da organização à movimentação de rua ao longo do dia, até o ato final em manifestação dos movimentos sociais na Avenida Paulista.
A estreia no Rio de Janeiro, São Paulo e em Brasília está marcada para 22. No mesmo dia acontece a estreia do longa-metragem, também independente, “Eles Poderiam Estar Vivos”, sobre os crimes do governo Bolsonaro durante a pandemia.
Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP
Largo de São Francisco, 95, Térreo